SóProvas


ID
2909410
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

José e Antônio, estudantes de Direito, considerando a livre iniciativa, travaram intenso debate a respeito da intervenção do Estado na atividade econômica, sendo suas conclusões nitidamente influenciadas pela ideologia político-econômica que cada um deles adotava.

José afirmava que a livre iniciativa exigia que o Estado se distanciasse dessa atividade, não podendo incentivá-la ou planejá-la, mas apenas fiscalizá-la. Antônio, por sua vez, defendia que o Estado deveria não só fiscalizar como incentivar e planejar, sendo o planejamento determinante para o setor público e indicativo para o setor privado.

À luz da sistemática constitucional, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

    Art. 174. da CF. Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado.

  • A questão parece mais de raciocínio logico. Quem interpretou certo acertou.

  • Gabarito (E)

    O Estado como agente e regulador da economia

    Art. 174 da CF. Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento,sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado.

  • Não é porque é 'livre iniciativa' que pode fazer o que quiser e de qualquer jeito, precisa de políticas públicas, planejamento, regras, incentivo, fiscalização...

  • F#$a-se o livre comércio e exaltem o aparelhamento estatal! E não choreis, vós, por conta dos preços abusivos das coisas!

  • Toinho tá certo! E o Zé tá dando mole...

  • Título VII- Da ordem Econômica e financeira

    Capítulo I- Dos Princípios Gerais da Atividade Econômica

    Artigo 174- Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei.as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado.

  • De acordo com a previsão do art. 174, CF/88, como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado. Nesse sentido, a letra que deverá ser marcada é a letra ‘e’.

  • GABA e)

    OBS: Pegadinhas podem ser feitas ➜ planejamento determinante para o setor público e indicativo para o setor privado.

    Quer ver?

    Ano: 2018 | Banca: CESPE | Órgão: Polícia Federal

    O Estado exercerá, como agente normativo e regulador da atividade econômica, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor privado. (errado)