SóProvas


ID
2909416
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O RAID é a tecnologia que monta arranjos de discos com a finalidade de aprimorar a segurança e/ou desempenho. Em relação aos níveis de RAID, analise as afirmativas a seguir.

I. RAID 0 divide os dados em pequenos segmentos e os distribui entre os discos disponíveis.

II. RAID 1 usa espelhamento para armazenar os dados em duas ou mais unidades.

III. RAID 10 exige ao menos 3 discos, pois nesse arranjo um disco é dedicado para armazenar a informação de paridade necessária para detecção de erro.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Raid 0 - A divisão de dados consiste em usar um disco extra em paralelo para armazená-los, dividindo a informação através dos dois HDs disponíveis. Sua vantagem está no fato de ser possível ler e gravar o dobro de informações ao mesmo tempo, assim diminuindo o tempo de operação quase pela metade.

    Raid 1 - A replicação, como seu próprio nome indica, faz com que dois ou mais discos possuam exatamente o mesmo conteúdo, tornando um cópia idêntica do outro. Assim, sempre haverá um backup pronto para ser utilizado. Consequentemente é necessário também duplicar o hardware utilizado.

    O RAID 10 ou RAID 1+0 é um nível de RAID que associa o espelhamento de informações (RAID 1) e a gravação em alta performance (RAID 0), dividindo os dados em blocos que serão escritos em todos hard disks simultaneamente.

    https://www.controle.net/faq/raid-10-ou-raid-1-0-espelhamento-e-striping

  • O RAID é a tecnologia que monta arranjos de discos com a finalidade de aprimorar a segurança e/ou desempenho. Em relação aos níveis de RAID, analise as afirmativas a seguir. 

    I. RAID 0 divide os dados em pequenos segmentos e os distribui entre os discos disponíveis. (Certo)

    II. RAID 1 usa espelhamento para armazenar os dados em duas ou mais unidades. (Certo)

    III. RAID 10 exige ao menos 3 discos, pois nesse arranjo um disco é dedicado para armazenar a informação de paridade necessária para detecção de erro. (Errado, o correto é o Raid 5 e não o 10)

  • E são no mínimo 4 discos.

  • Para implementar um arranjo RAID 10 é necessário a criação de pelo menos dois subgrupos de hard disks em RAID 1, que serão agregados num único RAID 0. Como isso, o arranjo global permitirá que a gravação dos dados aconteça em todos os discos ao mesmo tempo (striping), mantendo cada subgrupo com um disco para produção e outro de espelhamento.

    Como cada subgrupo RAID 1 exige dois discos, para configurar um sistema em RAID 10 serão necessários pelo menos 2 subgrupos RAID 1 e 4 hard disks. O RAID 10 é muito usado para aplicações que exigem performance, porém vale lembrar que caso dois discos de um mesmo subgrupo falhem todo o sistema será comprometido.