-
GABARITO: C
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é o começo de tudo, é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde definimos os valores, visões e missão da organização.
As decisões tomadas no planejamento estratégico são de responsabilidade da alta administração da empresa. Na sua maioria pela Alta Direção, proprietário, CEO, presidente ou diretoria, isso depende de como a empresa distingue o nível hierárquico dos seus processos.
As ações são criadas pensando em longo prazo, normalmente feitas para o período de 5 a 10 anos, que buscam uma visão ampla da organização sem ações muitos detalhadas, pois seria difícil acertar tantos detalhes para um período tão longo.
Planejamento Tático
Enquanto o planejamento estratégico se desdobra para toda a organização, o planejamento tático tem um envolvimento mais limitado, a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de ponta a ponta.
O planejamento tático é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam atingidas.
Por se tratar de um planejamento mais específico, as decisões podem ser tomadas por pessoas que ocupam os cargos entre a alta direção e o operacional, como executivos da diretoria e gerentes.
Outra característica que diferencia o planejamento tático é o tempo que as ações são aplicadas, geralmente no período de 1 a 3 anos mensurando ações para um futuro mais próximo do que o visado no planejamento estratégico, ou seja, médio prazo.
Planejamento Operacional
O planejamento operacional é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas.
Neste planejamento os envolvidos são aqueles que executam as ações que são aplicadas em curto prazo, geralmente no período de 3 a 6 meses.
Aqui, todos os níveis da organização estão envolvidos e cuidam do acompanhamento da rotina, garantindo que todas as tarefas e operações sejam executadas, de acordo com os procedimentos estabelecidos, preocupando-se em alcançar os resultados específicos.
Fonte: https://blogdaqualidade.com.br/a-diferenca-entre-o-planejamento-estrategico-tatico-e-operacional/
-
A) De prazo mais longo.
B) De maior risco, pois é mais longo.
D) Correlacionado às atividades-fim.
E) Mais flexível, pois envolve a organização como um todo.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
Gabarito: C
Resumão para entender:
Regra do jogador ETO
Estratégico - Longo prazo / Maior Risco / Foco em Toda a Empresa
Tático - Médio Prazo / Risco médio / Foco em Departamento
Operacional - Curto Prazo / Menor Risco / Foco nas Tarefas
-
-
qual o erro da D?
-
O planejamento estratégico NUNCA será! JAMAIS será a curto ou a médio prazo. NUNCA! De acordo com Chiavenato (1995, p. 250) o planejamento estratégico é associado com um horizonte situado de longo prazo. Se o planejamento for de médio prazo ele será tático. Se for de curto prazo será operacional. Veja:
Planejamento estratégico = longo prazo.
Planejamento tático = médio prazo.
Planejamento operacional = curto prazo.
[CESPE/2018/EBSERH Q893757]
O planejamento estratégico enfatiza o LONGO PRAZO, é voltado para as relações da organização com seu meio ambiente e envolve toda a organização. [CERTO]
[FCC TRT 4ª Região 2015]
O planejamento estratégico é uma metodologia de planejamento gerencial de LONGO PRAZO, cuja principal funcionalidade é estabelecer a direção a ser seguida pela organização e contempla
c) a definição da missão da organização, que exerce a função orientadora da ação organizacional no LONGO PRAZO. [CERTO]
>>>Lembrando que o planejamento estratégico ENVOLVE TODA a organização. A FCC e a CESPE volta e meia colocam que será voltado a apenas um departamento ou setor.
[CESPE/2018/EBSERH Q893757]
O planejamento estratégico enfatiza o LONGO PRAZO, é voltado para as relações da organização com seu meio ambiente e envolve toda a organização. [CERTO]
>>>Questão RESUMO sobre os planejamentos: Q969943.
-
A) de prazo mais curto, pois considera um conjunto de planejamentos táticos e necessita de um período de tempo menor para sua conclusão.
O Planejamento Estratégico em relação ao Tático possui prazo mais longo (pois considera um conjunto de planejamentos táticos), e necessita de um tempo maior.
------
B) de risco menor, por sua maior amplitude e maior prazo de execução.
O Planejamento Estratégico em relação ao Tático possui risco maior (devido maior amplitude e maior prazo);
------
C) de amplitude maior, pois considera toda a organização, enquanto o planejamento tático considera apenas uma parte dela. [CORRETA]
------
D) correlacionado às atividades-meio da organização, enquanto os planejamentos táticos são mais correlacionados às atividades-fim.
O Planejamento Estratégico em relação ao Tático está relacionado às atividades-fins e meios, enquanto os planejamentos táticos são relacionados às atividades-meios (não em sua totalidade);
------
E) de flexibilidade menor, por considerar apenas parte da organização.
O Planejamento Estratégico em relação ao Tático realmente possui uma flexibilidade menor, mas não por considerar apenas parte da empresa, e sim por considerar TODA a organização.
Fonte: Planejamento Estratégico - 23ª edição - Rebouças
-
GABARITO: LETRA C
O planejamento estratégico é o mais amplo, abrangendo toda a organização. Apresenta as seguintes características:
é projetado no longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidos a vários anos pela frente;
envolve a empresa como uma totalidade, abrangendo todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional; e
é definido pela cúpula da organização (no nível institucional) e corresponde ao plano maior ao qual todos estão subordinados.
FONTE: Estratégia Concursos