SóProvas


ID
2909833
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com base no texto e considerando a temática do poder nas organizações, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


Miguel é funcionário do setor de Tecnologia de Informação e Comunicação de uma universidade federal, sendo o único que conhece com detalhes o funcionamento do software de gestão acadêmica da universidade. Isso ocorre porque seus colegas de setor são todos funcionários mais novos, que não acompanharam a implementação do software. Miguel está prestes a se aposentar, mas enquanto isso não acontece é o mais requisitado quando algum problema acontece.


I. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como formal, tendo como base o poder referente.

II. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como pessoal, tendo como base o poder da especialização.

III. Pode-se afirmar que, sempre que um funcionário recorre a Miguel para que ele resolva um problema do software, configura-se uma relação de dependência na qual Miguel é detentor de poder.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = Letra E

     

     

     

     

    I. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como formal, tendo como base o poder referente.

       A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como formal, tendo como base o poder da da especialização ou de competência.

     

    Não é poder referente, poder referente é o também chamado de poder carismático. Segundo Max Weber, é o cara que produz uma devoção afetiva por parte dos subordinados. 

     

     

     

    II. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como pessoal, tendo como base o poder da especialização.

     

     

    III. Pode-se afirmar que, sempre que um funcionário recorre a Miguel para que ele resolva um problema do software, configura-se uma relação de dependência na qual Miguel é detentor de poder.

     

     

    Poder de especialização ou de competência: uma pessoa detém um conhecimento especial que o diferencia dos demais em algum tema.

     

     

     

     

    (FCC – SABESP – TÉCNICO – 2018) João é um ótimo profissional. Ele está na empresa há 12 anos, nunca falta, tem conhecimentos especializados aprofundados sobre o tema e a área que trabalha. João ajuda os colegas quando solicitado, porém, é bastante reservado e prefere trabalhar sozinho. A habilidade predominante em João é a

     

    (A) conceitual, pois entende o papel de sua organização no ambiente externo.

    (B) conceitual, pois possui visão sistêmica da organização.

    (C) técnica, por conta de seu conhecimento especializado.

    (D) humana, pois encoraja a comunicação com membros do seu grupo.

    (E) técnica, por conta de suas características de liderança. 

  • Poder de especialização se baseia na habilidade do camarada.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Poder de referência: É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência.

    Poder de Especialização: Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. A especialização tornou-se uma das mais poderosas fontes de influência à medida que o mundo se tornou mais orientado tecnologicamente. Como os empregos tornam-se mais especializados, tornamo-nos cada vez mais dependentes de especialistas para alcançar metas. 

    Poder Legítimo: Baseia-se nas normas, valores e crenças no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros.

    GABARITO-E

    ..........................MIGUEL POSSUI PODER LEGÍTIMO E DE ESPECIALIZAÇÃO............................................

  • Poder de referência é só se lembrar do Silvio Santos que, para muitos, tem muito carisma, sendo uma figura com muita representatividade no Brasil.

    Gab. E

  • I. A fonte de poder de Miguel na universidade, dado o conhecimento que possui sobre o software, pode ser classificada como formal, tendo como base o poder referente.

    Eu acho que outro erro seria dizer que o conhecimento é formal, uma vez que o conhecimento tácito é informal. Alguém me ajuda com essa dúvida?

  • eu não entendi esse "pessoal"