SóProvas


ID
2910073
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CORE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

“O Direito Penal, como também os demais ramos do ordenamento jurídico, fundamentam-se em determinados princípios como elementos essenciais e diretores, em sua maioria juridicizados, seja em nível constitucional, seja não constitucional” (PRADO, 2017, p. 78). Qual a alternativa que apresenta afirmações corretas sobre o princípio da legalidade ou da reserva legal?

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Retirado do Livro de PRADO, Luiz Regis. Op. Cit. p.140.​

     

    "A partir da Revolução Francesa, o Princípio da Legalidade – verdadeira pedra angular do estado de Direito – converte-se em uma exigência de segurança jurídica e de garantia individual. O seu fundamento político radica principalmente na função de garantia da liberdade do cidadão ante a intervenção estatal arbitrária, por meio da realização da certeza do direito. O significado científico ou jurídico aparece na teoria da pena como coação psicológica de Feuerbach e, ao depois, na teoria da tipicidade de Bilding."

  • A --> correta

    B - relaciona-se não com o princípio da legalidade, mas da proporcionalidade;

    C - relaciona-se ao princípio da lesividade/ofensividade;

    D - Relaciona-se ao princípio da ultima ratio;

    E - Relaciona-se ao princípio da subjetividade.

  • Acho que tem erro gramatical ali no enunciado em "o direito penal...fundamentam-se"

  • O princípio da legalidade se consolidou com o advento do ideal iluminista e sua posterior vitória, com a revolução francesa (Fábio Roque, Direito Penal Didático, 2019).

  • Questão excelente... Enriquece nosso conhecimento.

     

  • Achei esta questão muito bem elaborada.

  • Daniel dos Santos Jorge, acho que o erro gramatical não está na questão, pois o verbo fundamentar esta concordando com OS DEMAIS RAMOS DO DIREITO, como são OS DEMAIS, portanto estar no plural está correto...

    português e fundamental em mano, CUIDADO

  • Matheus ramos, como poderia separar o sujeito do verbo? Então com vírgula deveria sim ser "fundamenta-se", já sem, seria no plural pós seria sujeito composto. Então está errado sim, o autor quis "enfeitar", mas acabou errando.
  • Questão que exige raciocínio e não apenas decorar.

    As alternativas erradas mencionam outros princípios e não o da reserva legal.

  • "...converte-se em uma exigência de segurança jurídica e de garantia individual. O seu fundamento político radica principalmente na função de garantia da liberdade do cidadão ante a intervenção estatal arbitrária..."

    = o princípio da legalidade ou da reserva legal

  • A questão requer conhecimento sobre os princípios norteadores do Direito Penal.

    A opção B está incorreta. A alternativa apresenta na verdade o princípio da proporcionalidade, ao falar que a "a consequência jurídica deve ser proporcional ou adequada à gravidade do desvalor da ação representado pelo dolo ou culpa".

    A opção C está incorreta também porque a alternativa fala sobre a ideia de ofensividade, aquela prevista no princípio da lesividade ou ofensividade.

    A opção D está incorreta porque fala sobre atuação do direito penal como ultima ratio, descrição do princípio da intervenção mínima.

    A opção E está incorreta. Trata-se na verdade do princípio da culpabilidade.

    A opção A é a correta.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.

  • Sinceramente questão para perito no assunto

  • Finalmente uma questão inteligente dessa banca "Inaz do Pará".

    Prova concreta de que há alguma vida consciente ali.

  • Era necessário o conhecimento sobre os princípios, e a única assertiva que traz um conceito concreto de principio da legalidade é a letra a

  • Que questão linda! Dá para resolver por eliminação! A questão traz uma relação com outros princípios que regem o direito penal, como por exemplo o da exclusiva proteção dos bens jurídicos. Obrigado, professor Paulo Igor!

  • Acrescentando conhecimento:

    Rogério Sanches explica que uma lei prévia e clara produz importante efeito intimidativo, sendo este o fundamento JURÍDICO do princípio da legalidade.

  • Eis o comentário:

    FUNDAMENTOS DO P. LEGALIDADE

    Jurídico

    Taxatividade, certeza ou determinação

    Político

    Garantia contra a indevida ingerência do Estado na vida particular;

    Histórico

    Contrato social idealizado no período iluminista, recepcionado pela R. Francesa.

    Democrático

    Respeito à separação dos Poderes.

  • Se tem dúvida, vai por eliminação

    Se não sabe, não responde. Dependendo da banca você perde mais pontos por errar do que deixar em branco.

  • Eliminei e arcetei.

  • "Dá gosto" de fazer uma questão dessas.

  • Isso sim é uma questão para pensar: "ou eu sei, ou não sei essa bagaça!" .

    Questões assim são aquelas se estivermos cansados será PERDIDA, mas na verdade é só ler compassadamente, prestar atenção na logica das palavras que dará certo!

    #somos_abençoados

  • GABARITO: A

    No Direito Penal, o princípio da legalidade se manifesta pela locução nullum crimen nulla poena sine previa lege, prevista no artigo 1º, do Código Penal brasileiro, segundo o qual não há crime sem lei anterior que o defina, nem há pena sem prévia cominação legal.

  • Garantia da liberdade

  • Por que não é a D?!

  • Segundo Luiz Regis Prado, a partir da Revolução Francesa, o Princípio da Legalidade – verdadeira pedra angular do estado de Direito – converte-se em uma exigência de segurança jurídica e de garantia individual. O seu fundamento político radica principalmente na função de garantia da liberdade do cidadão ante a intervenção estatal arbitrária, por meio da realização da certeza do direito. O significado científico ou jurídico aparece na teoria da pena como coação psicológica de Feuerbach e, ao depois, na teoria da tipicidade de Bilding."

  • Princípio da Legalidade

    Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal. O princípio da legalidade nasceu do anseio de estabelecer na sociedade humana regras permanentes e válidas, que fossem obras da razão, e que pudessem abrigar os indivíduos de uma conduta arbitrária e imprevisível por parte dos governantes.

    Legalidade: quaisquer dos diplomas elencados pelo Art. 59/CF (leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos).

    Reserva Legal: somente lei (em sentido estrito) pode definir condutas criminosas e estabelecer sanções penais. Somente leis ordinárias e leis complementares.

  • O enunciado pede a alternativa que faz referências acertadas acerca do Princípio da Legalidade. Portanto, embora os conceitos contidos nas alternativas estejam todos corretos, apenas um, de fato, refere-se ao Princípio da Legalidade.

    A) CORRETA. Refere-se ao Princípio da Legalidade.

    B) ERRADA. Refere-se ao Princípio da Proporcionalidade.

    C) ERRADA. Refere-se ao princípio da Lesividade.

    D) ERRADA. Refere-se ao Princípio da Intervenção Mínima.

    E) ERRADA. Refere-se ao Princípio da Culpabilidade.

  • Se o baiano pensar demais pra responder erra

  • Quem assistiu aula com Kleber Masson no G7 jurídico matou a questão em menos de 2 segundos. ótimo professor!!!

  • Questões da Inaz do Pará eu pulo rsrs

  • Desde sua origem, o princípio da LEGALIDADE tem um objetivo político claro: conferir segurança jurídica, pondo os cidadãos a salvo de punições criminais sem base em lei escrita, de conteúdo determinado e anterior à conduta.

    Garante-se às pessoas, dessa forma, que, praticando ações ou omissões consideradas lícitas pelas leis em vigor ao tempo do ato, jamais sofrerão a imposição de penas criminais.

  • LETRA A. pela lógica, única que tem relação com a legalidade.
  • a) Correta, princípio da legalidade foi difundido a partir da Revolução Francesa, através do direito penal da ilustração. A legalidade surge como pilar para "frear" a arbitrariedade estatal; é o Estado de Direito (Liberal), que cria o Direito e se submete a ele, observando a liberdade individual do cidadão.

    b) Errada - descreve principio da culpabilidade

    c) Errada - descreve principio da ofensividade ou lesividade

    d) Errada - Principio da Fragmentariedade (desdobramento da intervenção mínima)

    e) Errada - características da culpabilidade.

  • Milagre essa banca fazer uma questão boa.

  • A partir da Revolução Francesa, converte-se em uma exigência de segurança jurídica e de garantia individual. O seu fundamento político radica principalmente na função de garantia da liberdade do cidadão ante a intervenção estatal arbitrária, por meio da realização da certeza do direito.

    Princípio da Legalidade - O mais importante garantia dos cidadãos contra o Arbítrio do Estado.

  • a) CORRETA - PRINCÍPIO DA LEGALIDADE: A partir da Revolução Francesa, converte-se em uma exigência de segurança jurídica e de garantia individual. O seu fundamento político radica principalmente na função de garantia da liberdade do cidadão ante a intervenção estatal arbitrária, por meio da realização da certeza do direito.

    b) INCORRETA - PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE: A exigência de responsabilidade subjetiva quer dizer que, havendo delito doloso ou culposo, a consequência jurídica deve ser proporcional ou adequada à gravidade do desvalor da ação representado pelo dolo ou culpa, que integra, na verdade, o tipo de injusto e não de culpa.

    c) INCORRETA - PRINCÍPIO DA LESIVIDADE/OFENSIVIDADE: Abrange a ideia de ofensividade ou lesividade, visto que esta última é conata ao delito que necessariamente há de pressupor uma lesão ou perigo de lesão a determinado bem jurídico. Ademais, é de interesse observar que a noção de ofensa ou perigo de ofensa é passível de graduação a maior ou a menor.

    d) INCORRETA - PRINCÍPIO DA INTERVENÇÃO MÍNIMA: Estabelece que o Direito Penal deve atuar na defesa dos bens jurídicos imprescindíveis à coexistência pacífica dos homens e que não podem ser eficazmente protegidos de forma menos gravosa. Isso porque a sanção penal revestese de especial gravidade, acabando por impor as mais sérias restrições aos direitos fundamentais.

    e) INCORRETA - PRINCÍPIO DA CULPABILIDADE: Vincula-se estreitamente aos postulados da imputação subjetiva e da culpabilidade. A responsabilidade penal é sempre pessoal ou subjetiva - própria do ser humano - e decorrente apenas de sua ação ou omissão, não sendo admitida nenhuma outra forma ou espécie.

  • "por meio da realização da certeza do direito"

    Dá para matar a questão nesse trecho.

  • Caramba ! Minha primeira questão pra revisar o conteúdo e vem logo uma dessa. Ótima questão !

  • Questão que dá gosto de ler. Excelente!

  • É o tipo de questão que dá gosto!!!

  • Palavras chaves que vc consegue matar "cada qual com seu qual" (princípio e denominação)

    • a)      "de segurança jurídica e de garantia individual" - legalidade-reserva
    • b)     "proporcional ou adequada à gravidade" - proporcionalidade
    • c)      autoexplicativas
    • d)     "só deve atuar na defesa dos bens jurídicos imprescindíveis" - insignificância
    • e)    " imputação subjetiva e da culpabilidade" - culpabilidade

    Se vc estudou e está respondendo muitas questões, é “bater o olho” e por essas palavras já sabe, de TÃO batido que fica as perguntas.