SóProvas


ID
2910319
Banca
FCC
Órgão
AFAP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere que tenha sido contratada uma consultoria especializada em recursos humanos para aprimoramento da liderança dos gestores da Agência de Fomento do Amapá. Referida consultoria utilizou, como embasamento teórico, a Teoria caminho-meta ou caminho-objetivo, desenvolvida por Robert House com base nos estudos da Universidade de Ohio, o que significa, entre outros aspectos,

Alternativas
Comentários
  • a) certo: House postulava que o líder deveria se adequar a situação.

    b) errado: negativo, não há um estilo de liderança absoluto: eles se modulam conforme a situação

    c) errado: não existe uma contraposição, existe sim diferenças: o lider diretivo direciona, mostra o que deve ser feito, o apoiador fornece suporte. Outro erro: o modelo clássico adotado pela anterior estrutura de iniciação preconizada pela escola de Michigan emergiu da teoria bidimensional: foco nas  pessoas e nas tarefas

    d) errado: tudo errado: o lider autocratico é elencado dentre os tipos postulados por Kurt Lewin e não tem relação com a liderança do caminho meta

    e) errado: nada a ver: a liderança carismática foi cunhada por Max Weber.

  • House visualizava a existência de quatro diferentes tipos de liderança que poderiam ser praticadas pelo mesmo líder a depender de cada situação.
    Trata-se, deste modo, de uma perspectiva ampla e dinâmica da liderança contingencial. Os quatro tipos de liderança são:

     

     Líder apoiador: é aquele que trata os subordinados igualmente, se preocupando com o bem-estar de seus liderados. Mostra respeito e consideração para com eles, atuando para construir um clima positivo. Gera melhor desempenho quando os funcionários realizam tarefas estruturadas e repetitivas.
     Líder diretivo: é extremamente objetivo, usando a comunicação para dizer exatamente o que pretende. Planos e padrões são os seus objetos de trabalho e a base de seu comportamento. Leva a uma maior satisfação quando as tarefas são ambíguas ou estressantes do que quando são estruturadas
    e planejadas. Pode ser percebida como redundante.
     Líder orientado para objetivos ou resultados: é o líder que prepara objetivos desafiadores e que se preocupa com o desempenho atingido, buscando os melhores resultados.
     Líder participativo: valoriza e encoraja os subordinados a participarem da tomada de decisões.

     

    Estratégia Concursos

  • Teoria Situacional ou contingenciais.

  • Teoria caminho-meta = Teoria Situacional ou contingenciais.

    a.

  • TEORIA CONTINGENCIAL----O LÍDER DEVE SER ESCOLHIDO DE ACORDO, COM A SITUAÇÃO

  • Gab. A 

    Segundo a teoria do caminho meta, de Robert House, há um tipo de liderança mais adequado para determinadas situações. A organização não pode ficar presa a apenas um estilo de liderança. Deverá, no entanto, adequar o estilo de liderança a determinadas situações. Esse modelo aponta quatro tipos de líderes.

     --> Líder apoiador: é aquele líder que se mostra sensível e receptível às necessidades dos liderados. É mais indicado para tarefas estruturadas.

     --> Líder participativo: é aquele que consulta os liderados antes de tomar decisões.

     --> Líder orientado para a conquista: estabelece desafios para o grupo, espera o máximo desempenho dos seus liderados.

     --> Líder diretivo: deixa claro o que é esperado de cada liderado. Esse é o tipo mais indicado para situações ambíguas.

     

  • Estilo de liderança: Liderança diretiva - Característica do líder: Autoritário - Características dos liderados: Respeitam a autoridade - Características da tarefa: Não são bem estruturadas.

    Estilo de Liderança: Liderança apoiadora - Característica do líder: Acessível, amigável e preocupado com as necessidades dos funcionários - Características dos liderados: Não proporcionam apoio social aos membros do grupo - Características da tarefa: Estruturada, porém estressante.

    Estilo de liderança: Liderança participativa - Característica do líder: Democrático e utiliza as sugestões dos liderados - Características dos liderados: Centro de controle interno, não são autoritários e se acham hábeis e capazes - Características da tarefa: Não é rotineira e não tem padrão.

    Estilo de Liderança: Liderança orientada para a realização - Característica do líder: Desafiador e confia nos liderados - Características dos liderados: Possui alto grau de responsabilidade individual e controle sobre o trabalho - Características da tarefa: Não é muito desafiadora.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_meta_e_do_caminho

  • Sobre a Teoria Contingencial ou Situacional (caminho-meta), aprendi com a professora Giovanna Carranza em um aulão do YT sobre liderança. Com base em esquemas e palavras-chave, consegui responder esta questão lembrando exatamente do que ela explicou em aula. Recomendo que procurem as aulas dela, pois são voltadas para concurso público da maneira mais eficaz possível!

  • teoria caminho-meta: ROBERT HOUSE

    A função do líder é ajudar os subordinados no alcance das metas.

    Tarefas ambíguas e estressantes:Líder direciona

    Tarefas estruturadas: Líder apoia

    Alta capacidade da equipe: Líder apenas acompanha

    fonte:professor FRED ALVIM QC

  • "As teorias contingenciais da liderança representam uma importante mudança em relação às teorias dos traços e comportamentais. Isso porque as teorias contingenciais partem do principio de que para cada situação apresentada haverá um estilo de liderança com comportamentos adequados, ao contrário das anteriores, que consideravam que traços ou características absolutas eram suficientes para caracterizar a liderança."

    "A Teoria do Caminho-Meta foi desenvolvida por Robert House e é também conhecida como Teoria da Liderança em Passos Gradativos, Teoria Caminho-Objetivos, entre outros. Para ela, o líder deve esclarecer o caminho que seus seguidores deverão tomar para que possam atingir determinados objetivos do trabalho. Com isso, pretende-se reduzir obstáculos e barreiras à execução dos objetivos, aumentando a motivação dos funcionários para que eles possam atingir seus próprios objetivos e os objetivos da organização.

    House visualizava a existência de quatro diferentes tipos de liderança que poderiam ser praticadas pelo mesmo líder a depender de cada situação:

    -> Líder apoiador: é aquele que trata os subordinados igualmente, se preocupando com o bem-estar de seus liderados. Mostra respeito e consideração para com eles, atuando para construir um clima positivo. Gera melhor desempenho quando os funcionários realizam tarefas estruturadas e repetitivas.

    -> Líder diretivo: é extremamente objetivo, usando a comunicação para dizer exatamente o que pretende. Planos e padrões são os seus objetos de trabalho e a base de seu comportamento. Leva a uma maior satisfação quando as tarefas são ambíguas ou estressantes do que quando são estruturadas e planejadas. Pode ser percebida como redundante.

    -> Líder orientado para objetivos ou resultados: é o líder que prepara objetivos desafiadores e que se preocupa com o desempenho atingido, buscando os melhores resultados.

    -> Líder participativo: valoriza e encoraja os subordinados a participarem da tomada de decisões."

    Prof. Carlos Xavier, Estratégia Concursos

  • Teoria do caminho-meta:

    Líder deverá ser diretivo ou apoiador, ou apresentar outro comportamento, dependendo de uma análise complexa da situação. O líder tem de ter a capacidade de ser adequar ao momento.

    Diretivo --> tarefas ambíguas e estressantes;

    Apoiador --> tarefas estruturadas

    ------

    Repare que somente a letra "A" fala em "estilo de liderança mais adequado à situação".

    As outras letras impõem um estilo de liderança.

  • Direção (Estilos de Liderança)

    Teoria Caminho Meta = Lideres devem ser flexíveis, moldando o tipo de liderança à situação, envolvendo fatores (Contingenciais ambientais e fatores contingenciais do subordinado)

    > Líder Apoiador = Mostra preocupação com as necessidades dos empregados. Tratamento igual e clima favorável

    > Líder Diretivo = Diz em detalhes como os empregados devem fazer seu trabalho, define metas

    > Líder Participativo = Aberto às ideias dos empregados e encoraja a participação nas tomadas de decisões

    > Líder Realizador = Define metas arrojadas e busca com os empregados atingir um alto desempenho e aprimoramento

  • Gabarito: A

    A questão cobra conhecimento sobre a Teoria Caminho-Meta da Liderança Situacional.

    Essa teoria propõe 4 estilos de liderança que deve ser adotado a depender de cada contexto vivenciado:

    1) Diretiva: líder é autoritário, os liderados não participam da decisão;

    2) Encorajadora: o líder é acessível e se preocupa com os subordinados;

    3) Participativa: líder pede sugestões aos liderados, mas ainda é ele quem decide;

    4) Orientada para a realização: o líder estabelece as metas e confia que os subordinados são capazes de atingi-las.

    @adm.semduvida