SóProvas


ID
2910412
Banca
FCC
Órgão
AFAP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma das questões habitualmente referidas no contexto das finanças públicas é a chamada Lei de Wagner. Formulada de forma simples [significa que] a procura por bens e serviços fornecidos pelo Estado é elástica em relação ao rendimento. Isso implicaria que a despesa pública poderia ser tratada como um resultado, ou um fator endógeno, e não, por exemplo, uma causa do crescimento do rendimento nacional.

(Adaptado de: PEREIRA, Paulo Trigo; AFONSO, António; ARCANJO, Manuela; SANTOS, José Carlos Gomes. Economia e Finanças Públicas. 5.ed. revisada e atualizada. Lisboa: Escolar, 2016. p. 175/176)


Dito de outra forma, os autores expressam que

Alternativas
Comentários
  • A Lei de Wagner, da autoria de A. Wagner, economista alemão que viveu entre 1835 e 1917, e por este designada como “lei da extensão crescente da actividade pública ou do Estado”, defende que a proporção relativa da actividade pública na economia aumenta com o grau de industrialização. Segundo Wagner, esta relação, que pode ser medida pelo peso das despesas públicas no rendimento nacional, a crescente complexidade da vida económica e dos problemas associados à organização social obrigam a uma cada vez maior intervenção do Estado, seja ao nível da regulação e regulamentação, seja ao nível da administração, educação, ação social, seja mesmo através da criação de empresas públicas. Tal verifica-se porque numa situação ‘normal’ o surgimento de um Estado Social é a consequência da evolução do  livre e de mercado pois a população tem tendência a exigir cada vez mais e melhores serviços sociais.

    LETRA D

  • MODELOS DE GASTOS PÚBLICOS

    MODELOS MACROECONÔMICOS DE GASTOS PÚBLICOS

    LEI DE WAGNER

    ◙ Segundo a "lei" de Wagner, a participação do Estado no PIB aumenta à medida que a renda da sociedade cresce;

    ◙ A lei traz em si a ideia de que as famílias possam buscar mais serviços públicos com o crescimento da renda, de forma que justamente os países desenvolvidos têm MAIOR procura por bens e serviços públicos;

    ◙ Segundo o economista alemão Adolph Heinrich Gotthelf Wagner, que dá nome à "lei", a participação do setor público na economia tenderia a crescer ao longo do tempo basicamente por três razôes:

    Razão I: relacionada ao crescimento das funções administrativas e de segurança que acompanham o processo de industrialização, inclusive o próprio crescimento do número de bens públicos em decorrência de maior atividade da vida urbana;

    Razão II: devido ao crescimento das necessidades relacionadas à promoção de bem-estar social (Educação e Saúde), cuja demanda deveria aumentar com o crescimento econômico do país;

    Razão III: face ao desenvolvimento de condições para criação dos monopólios, em virtude de modificações tecnológicas e da crescente necessidade de vultos investimentos para a expansão de alguns setores industriais, cujos efeitos teriam que ser reduzidos por meio de maior intervenção direta ou indireta do governo no processo produtivo;

    ==================

    Fonte:

    Paulo Roberto Ferreira, TEC;

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Lei de Wagner. 

    A Lei de Wagner é uma lei econômica, que estabelece que quando uma economia cresce, o gasto governamental cresce proporcionalmente mais. 

    Assim, se a economia cresce 25% ao longo de 10 anos, por exemplo, pela Lei de Wagner o gasto governamental cresceria, no mesmo período, mais do que 25%. 

    Segundo o enunciado da questão, a demanda por bens e serviços pelo Estado (que é atendida pelo gasto governamental) é elástica em relação ao rendimento. Ou seja, quanto maior o rendimento da economia, maior a demanda por bens e serviços pelo Estado, o que implica maior gasto governamental. 

    Portanto, quanto maior o rendimento, maior o gasto público. A única alternativa que reflete essa situação é a letra D, sendo o nosso gabarito. 

    Vamos às alternativas.

    A) Incorreta. A lei de Wagner estabelece uma relação entre crescimento econômico e gasto público. Mas não há indicação que a dívida pública causaria o crescimento. Inclusive, o enunciado expressamente coloca que o gasto público NÃO seria a causa do crescimento.

    B) Incorreta. O enunciado coloca a demanda por serviços públicos como função do rendimento. Ou seja, aumenta o rendimento das famílias, aumenta o gasto público. Por esta lógica, havendo aumento do rendimento, teríamos aumento da procura por serviços públicos pelas famílias. 

    C) Incorreta. Países desenvolvidos tem maior renda, razão pela qual a sua demanda por bens e serviços, segundo a lei de Wagner, é maior.

    D) Correta. 

    E) Incorreta. O enunciado expressamente coloca o gasto público como fato endógeno, isto é, um fator importante que precisa ser analisado para que consigamos entender porque o gasto público aumenta quando há crescimento econômico.


    Gabarito do Professor: Letra D.