SóProvas


ID
2910436
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tempo é dinheiro

            O primeiro relógio mecânico de que se tem registro - um artefato movido pelo escoamento da água sobre uma roda - foi inventado no século VIII por um matemático e monge budista chinês chamado Yi Xing. Mas, quando os missionários jesuítas portugueses introduziram na China, no século XVI, o relógio mecânico acionado por pesos e cordas, a novidade provocou sensação e assombro na corte imperial. Mais do que qualquer outra novidade tecnológica europeia, o aparelho deslumbrou os até então reticentes chineses não só pelo engenho e precisão, mas como fonte de enlevo e contemplação. 

            Os relógios europeus foram recebidos pelos chineses como um convite, um estímulo à meditação sobre o fluxo da existência, e foram tratados como verdadeiros brinquedos metafísicos. Jamais lhes ocorreu, porém, a ideia de tirar proveito daquele dispositivo visando disciplinar a jornada de trabalho, impor o ritmo dos negócios ou pautar a circulação das riquezas entre os consumidores.


(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 154) 

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

Alternativas
Comentários
  • a) o artefato é movido pela água, não move a água;

    b) novidade é antônimo de originalidade

    c) reticentes é antônimo de exultantes

    d) meditar não tem correlação com apreender (penso que tentaram um trocadilho com aprender)

    e) gabarito

  • Só uma correção peterson, novidade não é antonimo de originalidade.

    Pois, quase toda coisa ORIGINAL é novidade. Original é de onde se podem tirar cópias, é o ponto de partida, a origem.

    No contexto ele não se encaixa pois mesmo que inovadora, a ideia não era original pois era uma cópia do próprio relógio criado pelos chineses.

  • Perfeito Jean! Quase que eu ia caindo nessa pegadinha da banca, mas resolvi voltar ao texto e verifiquei que não cabia naquele contexto!

  • Dificuldade gigante nessas questões do além.

  • EXULTANTE

    que exulta; que se enche de alegria.

  • A. Escoamento é sinônimo de: defluência, escorrimento, vazamento. / Refluir: Correr (um líquido) para trás, voltando para o local de onde viera, retroceder, retornar.

    B. Novidade é sinônimo de: modernidade, atualidade, contemporaneidade, originalidade / Assombro é sinônimo de: susto, temor, maravilha, deslumbramento, espanto, admiração.

    Ao pé da letra a substituição estaria correta. Mas não estaria de acordo com CONTEXTO e o mesmo SENTIDO como pede o enunciado.

    C. Reticente é sinônimo de: reservado, calado, fechado, quieto. / Exultante é sinônimo de: alegre, radiante, elevado, entusiasmado, jubiloso.

    D. Fluxo: curso, fluidez, movimentação. É bem diferente de Impacto: choque, abalo, abalroamento, baque, comoção, concussão, conflito, resultado

    E. Pautar é sinônimo de: modelar, arrolar, relacionar, riscar, regular

    @naravaipassar ❀

  • Embora seja possível auferir a resposta sem a leitura do texto, nessa questão, que pede consideração ao contexto, a leitura torna-se necessária para adequar a resposta. Realmente trata-se de uma questão de interpretação textual. Não é uma questão apenas gramatical que tem um texto anterior e já é classificada com interpretação de texto (coisas que qc).

  • Ser original é diferente de ser novo. Uma coisa pode ser nova sem necessariamente ser original (ex: celular).

    Novidade = novo.

    Original = aquilo que está na origem, ou seja o primeiro.

    Não conheço a história dos celulares, mas para exemplificar pense que o primeiro celular que foi inventado era original no quesito telefonia móvel, porém não era algo totalmente original, pois já existia o telefone fixo.

    As novidades lançadas anualmente (de celulares) são novidades (melhorias/tecnologias mais avançadas/etc), mas não originais (aquilo que está na origem, ou seja o primeiro.) Produto novo, entretanto não original.

  • A) Ser movido por água significa que a água é que alimenta o artefato; é diferente de ser “apto a refluir” água, que indica uma capacidade do aparelho, não sua fonte de movimento.

    B) Cuidado: novidade é diferente de originalidade. Todo dia se cria coisa nova, mas raramente são originais.

    C) “Reticente” é “hesitante”, “vacilante”, “incerto”; “exultante” é o um estado de grande alegria, de euforia.

    D) “meditar” é pensar detidamente em algo; “apreender” é entender, compreender. Não são sinônimos, você pode meditar a vida toda sobre uma questão e nunca compreendê-la.

    E) Correto. No contexto, as “riquezas” de um país foi utilizado no sentido de “a produção” daquele país, seus produtos econômicos. Então, há equivalência de sentido

    Fonte: Estratégia Concursos :)

  • beloved????