SóProvas


ID
2910469
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

[Cartas sem resposta]

            Deixamos na terra natal, além de recordações plantadas no ar, pessoas de saúde frágil e idade avançada, às quais prometemos que nossa visita não vai demorar. Mesquinhas preocupações, cansaço, displicência, tédio de viajar por lugares muito sabidos, cisma de avião, tudo isso e pequenos motivos nos afastam da nossa promessa. Acabamos escrevendo apenas cartas. Cartas, cartas! Repetem mecanicamente um carinho que devia ser cálido e físico, carregam abstrações, sombra de beijos, não beijos. E chega um dia em que já não recebemos cartas em resposta às que continuamos a mandar. 


(Adaptado de: ANDRADE, Carlos Drummond. Fala, amendoeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 167/168)

Expressa-se no texto uma clara oposição de sentido entre os elementos:

Alternativas
Comentários
  • Cálido significa que tem prática, experiência.

    A frase informa que o carinho devia ser cálido e físico, mas o que acaba ocorrendo é uma abstração, uma sombra de beijos.

    Diante disso, esse é o trecho que traz uma oposição no sentido dos elementos.

    GABARITO: LETRA C

  • " ... que devia ( ou seja, não é. Logo apresenta oposição ) ser cálido e físico, carregam abstrações, sombra de beijos..."

  • Eu fui mais simples. ''Físico'' = presente, corpóreo. ''Sombras de beijos, não beijos" = não estão presentes, apenas uma ''imagem''.

    Simples

  • Entendi nada dessa questão e mto menos da explicação dos amigos, alguém pode ser mais especifico?

  • Fausto Barreto, serei bem simples e didático: a questão pede a alternativa que mostra oposição nas frases. Aí a "C" diz "cálido e físico / sombra de beijos". Veja bem, o que é físico tem como sentir, já uma sombra de beijos não tem como sentir. Usei esse raciocínio e acertei. Vlw, flw.

  •  carinho que devia (mas nao é...) ser cálido e físico, (mas) carregam abstrações, sombra de beijos, 

  • A meu ver, "cálido" no texto foi usado no sentido de quente, e não no sentido de ter prática ou experiência como o colega expressou.

  • Queria fumar o que esse examinador fumou

  • Esses examinadores da FCC devem tomar chá de lírio.

  • OBS.: Ajudando o colega Fausto.

    A questão pede os elementos do texto que demonstram a ideia de oposição. Diante disso, fazendo a análise dos itens:

    a) recordações plantadas no ar / pessoas de saúde frágil

    Item errado. Aqui não há oposição, visto que a terra natal remete a recordações que ficaram enraizadas dentro da gente como o ar que é necessário à nossa vida (aqui o autor utilizou figuras de linguagem), além disso, quando saímos da terra natal, geralmente deixamos pessoas para trás e, na maior parte dos casos, são pessoas mais velhas (aqui o autor remeteu-se aos idosos como pessoas de saúde mais frágil). Dessa forma, os dois elementos enumeram fatos que deixamos para trás quando deixamos nossa terra natal.

    b) Mesquinhas preocupações / tédio de viajar

    Item errado. Esse item é mais tranquilo, visto que os dois termos estão dentro de uma explicação do autor para os vários motivos que o impedem de visitar sua terra natal, logo, justificando o motivo de apenas mandar cartas; ou seja, os dois itens não está em oposição.

    c) cálido e físico / sombra de beijos

    Item correto. Aqui há um desabafo do autor, porque ele queria demonstrar carinhos e sentimentos mais físicos e próximos, entretanto, devido aos inúmeros impedimentos citados, só pode evidenciar sentimentos à distância, tal como a sombra de beijos, por intermédio das cartas. Dá para perceber a oposição de algo que deveria ser físico (próximo) para algo que é não físico (distante).

    d) Repetem mecanicamente / carregam abstrações

    Item errado. Nesse item, apesar da palavra mecanicamente lembrar algo palpável, o termo foi utilizado para intensificar o sentimento de carinho que era expresso por meio das palavras contidas nas cartas. Além disso, o ato de carregar abstrações denota, mais uma vez, que as cartas vão levar os sentimentos dele para sua terra natal, ou seja, os dois elementos não estão em oposição.

    e) displicência / pequenos motivos

    Item errado. Esse item também é tranquilo, visto que displicência, de acordo com o texto, é um dos pequenos motivos, ressaltados pelo autor como causas, para que não fosse à sua terra natal.

    Gabarito: item "C"

    Espero ter ajudado. :D

  • Muito bem explicado pelo Danilo., pessoal.

  • Interpretei da seguinte forma:

    "cálido e físico / sombra de beijos"

    > Cálido e física = Plano concreto (algo que realmente acontece no plano real)

    > Sombra de beijos = É uma metáfora, num plano abstrato (algo que ocorre na imaginação)

    ---

    Relação de oposição entre algo CONCRETO x ABSTRATO.

    ---

    Espero ter ajudado e vamos lá! Sempre ajudando o próximo, todos agradecem.

    GABARITO: LETRA D

    Se quiser, siga lá! @Will_concurseiro (publico várias coisas lá :D torne sua timeline mais produtiva)

  • Melhor é ler no texto mesmo, eu confundi lendo apenas as questões, pensei que preocupações estivesse em oposição ao tédio.

  • Essas questões são muito subjetivas. É ter sorte no dia da prova de estar com o pensamento em Nárnia e viajar pra poder acertar.

  • Eu pensei assim: devia ser cálido e físico, (mas não é, oposição - não é físico, é abstrato) sombra de beijos, ...não beijos. 

    Coloco o "mas", (adversativa) para saber enxergar a oposição

  • bem abstrata essa resposta kkk

  • Gabarito C

    É o tipo de questão que só se consegue responder recorrendo ao texto, pois antes de ler nenhuma fazia sentido pra mim kkkkk