SóProvas


ID
2910700
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Envelhecer

            Vá um homem envelhecendo, e caia na tolice de pensar que envelhece por inteiro - famosa tolice. Alguém já notou: envelhecemos nisto, não naquilo; este trecho ainda é verde, aquele outro já quase apodrece; aqui há seiva estuando, além é coisa murcha. 

            A infância não volta, mas não vai - fica recolhida, como se diz de certas doenças. Pode dar um acesso. Outro dia sofri um ataque não de infância, mas de adolescência: precipitei-me célere, árdego*, confuso. Meus olhos estavam úmidos e ardiam; mãos trêmulas; os demônios me apertavam a garganta; eu me sentia inibido, mas agia com estranha velocidade por fora. Exatamente o contrário do que convém a um senhor de minha idade e condição. 

            Pior é o ataque de infância: o respeitável cavalheiro de repente começa a agir como um menino bobo. Será que só eu sou assim, ou os outros disfarçam melhor?

            *árdego: impetuoso. 


(BRAGA, Rubem. Recado de primavera. Rio de Janeiro: Record, 1984, p. 71) 

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se de modo a concordar com o elemento sublinhado na frase:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Não há sujeito preposicionado, portanto alternativa errada.

    Letra B

    O sujeito é o pronome relativo "que", refere-se autor. Alternativa errada.

    Letra C

    Nosso gabarito, o sujeito de "lamentar" é "velho..."

    Letra D

    Não existe sujeito preposicionado . Alternativa errada.

    Letra E

    O sujeito é "imagens de outra época... ". Alternativa errada.

  • Nesse tipo de questão busco primeiro eliminar todas as alternativas que o sujeito indicado seja preposicionado, se não me enganei, só isso já eliminava todas as alternativas menos a C. Quando sobra mais de uma, aí sim busco o sujeito das alternativas ainda em consideração.

  • Eu discordo da análise apresentada nos comentários sobre a alternativa b).

    b) Acredita o autor que (poder) chegar a sucumbir a ataques de infância quem está vivendo muito mal o próprio envelhecimento.

    Pondo na ordem direta, ficaria: O autor acredita (em) isso. Quem acredita, acredita em algo e a preposição em subordinadas substantivas objetivas indiretas e completivas nominais pode ficar elíptica. Para mim, o que é uma conjunção integrante e não um pronome relativo.

    Quem pode chegar a sucumbir? Quem está vivendo muito mal o próprio envelhecimento (sujeito posposto). Logo a concordância deve ser feita com quem, que é o núcleo do sujeito (classificação morfológica de pronome indefinido substantivo).

  • Gabarito letra C -

    "Não se lamenta o velho" - "O velho não se lamente" Há a necessidade de flexionar o verbo para concordar em número com substantivo Velho.

  • entendi foi nada

  • Não se (lamentar) pelos infortúnios dos dias que correm o velho que guarda no tesouro da memória seus momentos de felicidade.

    Transcrevendo a frase para a disposição correta fica mais fácil de entender, pois o sujeito está deslocado.

    Vejamos:

    O velho (sujeito) que guarda no tesouro da memória seus momentos de felicidade não se lamenta pelos infortúnios dos dias que correm.

    Quem não se lamenta? (verbo empregado na terceira pessoa do Indicativo concordando com o "velho")

    Resposta: o velho.

    Portanto velho está concordando com o verbo lamentar.

    GABARITO: C

  • GABARITO: C

    O velho se lamenta pelos infortúnios.

  • Alternativa C é o gabarito.

    Excelente dica do colega Arthur Vezzoni.

    Eu tenho muita dificuldade nesse tipo de questão.

    Vou tentar assim na próxima.

    Valeu! ;)

  • O velho [que guarda no tesouro da memória seus momentos de felicidade] não se lamenta pelos infortúnios dos dias que correm.

  • a) E. Ordem direta: os óbices da velhice a quem preocupar ... O verbo 'preocupar' deve concordar com o termo 'óbices' e não 'velhice', recuperado

    através do pronome 'quem'. 

    b) E. Quem acredita que pode chegar a sucumbur a ataques de infância? O autor. O verbo 'pode' deve concordar com 'autor'.

    c) C. Quem não se lamenta pelos infortúnios dos dias que correm? O velho. O verbo 'lamentar' deve concordar com o termo 'velho'.

    e) E. Vamos organizar na ordem direta: imagens de outra época constumam agregar-se ao envelhecimento feliz ....

    d) E. Quem resta, resta algo a alguém. Resta a quem? Ao idoso. O que? Memória infelizes. Não parece restar ao idoso memórias ...

    O verbo 'parecer' não está concordando com 'idoso' e sim 'memórias infelizes'.

    O verbo deve concordar com o núcleo do sujeito (termo 'imagens' e não 'época'). 

  • Não entendi NADA.

  • NÃO ENTENDI NADA

  • mal elaborada..

  • Muitas pessoas possuem dúvidas quanto à resolução dessa questão, espero esclarecer um pouquinho.

    Pessoal, a banca pede para achar o SUJEITO (palavra sublinhada) do VERBO (palavra em negrito na frase).

    Primeiro ponto importante a ser considerado:

    1) Não existe sujeito preposicionado : elimine todas as alternativas que possuem preposição (sempre tem duas ou mais).

    2) Muitas frases estão na ordem indireta para confundir o candidato. Dessa forma, se possível, tenta colocar na ordem direta (sujeito + verbo + complemento), pois assim a frase fica mais clara.

    3) Treine muuuuitas questões iguais a essa, pois dessa forma você aprende os macetes =)

    Qualquer erro ou complemento me avisem!!!

  • a) A quem preocupam os óbices da velhice se fosse sempre possível reviver algumas de nossas melhores experiências da infância? (Errada)

    B) Acredita o autor que pode chegar a sucumbir a ataques de infância quem está vivendo muito mal o próprio envelhecimento. (Errada)

    C) Não se lamenta pelos infortúnios dos dias que correm o velho que guarda no tesouro da memória seus momentos de felicidade. (Gabarito)

    D) Quando não parecem restar ao idoso desencantado senão memórias infelizes, cumpre-lhe tornar felizes os dias que lhe sobram. (Errada)

    E) Ao envelhecimento feliz costumam agregar-se imagens de outra época em que se foi igualmente feliz, em atração recíproca. (Errada)

  • Não entendi a questão.

  • Não se (lamentar) pelos infortúnios dos dias que correm o velho que guarda no tesouro da memória seus momentos de felicidade.

    O velho que guarda no tesouro da memória seus momentos de felicidade não se lamenta pelos infortúnios dos dias que correm.

    Quem não se lamenta? O velho.

    GABARITO LETRA C

  • C) QUEM Não se lamenta = O velho.

  • Toda vez que vejo essa questão faço assim: Não tento pegar e flexionar nada, apenas pergunto'' o que'' ou ''quem'' ao verbo ( no caso o que está entre parênteses). Assim, verá que apenas uma alternativa será a que o sublinhado será o sujeito do verbo.

  • Muita gente confundindo aí!!!

    Não existe contração diante de núcleo do sujeito preposicionado, in casu, letra “A” - DE + A = DA!

    Preposição antes de sujeito, existe! Ex: A despeito de (preposição essencial) eu (sujeito) treinar, não completei a prova!

  • Não entendi nem como faz a questão que dirá gabaritar...

  • Correção profª Flavia Rita. https://www.youtube.com/watch?v=97SrSFP1t_g

  • Questão só queria o sujeito, rapaziada, mas a banca o fez por tabela kkk. Vão direto pro comentário da Anna Caroline Pacelli

  •  o velho que guarda no tesouro da memória seus momentos de felicidade Não se (lamentar) pelos infortúnios dos dias que correm

  • Para resolver esta questão temos que localizar o sujeito do verbo indicado entre parênteses 

    OBS: Não existe sujeito preposicionado.

  • SEI LÁ

  • Não se (lamentar) pelos infortúnios dos dias que correm o velho que guarda no tesouro da memória seus momentos de felicidade.

    Ordem direta:

    O velho (SUJEITO) que guarda no tesouro da memória seus momentos de felicidade não se lamenta pelos infortúnios dos diasque correm.

    Frase intercalada: Oração S. Adjetiva Restritiva

  • Pessoal, muito cuidado com respostas erradas nos comentários.

    Segue gabarito da Professora Flávia Rita com as concordâncias corretas:

    a) Óbices da velhice

    b) O autor

    c) O velho

    d) Memórias infelizes

    e) Imagens

    Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=97SrSFP1t_g (começa em 54:30)

  • DICA: não existe sujeito preposicionado.

  • gab. C

  • FCC – 2019 – PREFEITURA DE RECIFE – ANALISTA

    COMENTÁRIO: Para esse tipo de questão, o melhor a se fazer é colocar um trecho da frase na ordem direta, a fim de que se identifique melhor o termo a que o verbo se refere, isto é, o seu sujeito.

    O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se de modo a concordar com o elemento sublinhado na frase:

    A) A quem (preocupar) os óbices da velhice se fosse sempre possível reviver algumas de nossas melhores experiências da infância?

    = os óbices da velhice preocupam a quem… (PREOCUPAM concorda com ÓBICES, que é o núcleo do sujeito.)

    B) Acredita o autor que (poder) chegar a sucumbir a ataques de infância quem está vivendo muito mal o próprio envelhecimento.

    = o autor acredita que pode chegar… (O AUTOR é sujeito do verbo CHEGAR. Já na segunda oração, organizada em torno da locução PODE CHEGAR, o sujeito é elíptico, mas o seu referente é claro e está na oração anterior: O AUTOR. Por isso, o verbo auxiliar PODE concorda o seu referente AUTOR, não com o termo grifado ATAQUES.

    C) Não se (lamentar) pelos infortúnios dos dias que correm o velho que guarda no tesouro da memória seus momentos de felicidade.

    = o velho que guarda no tesouro da memória seus momentos de felicidade não se lamenta pelos infortúnios dos dias que correm. = O VELHO é sujeito do verbo LAMENTA. A identificação foi um pouco dificultada, tendo em vista a ordem invertida da frase, bem como a intercalação de uma longa oração adjetiva restritiva (que guarda no tesouro da memória seus momentos de felicidade) entre o núcleo do sujeito e seu respectivo verbo.

    ALTERNATIVA CORRETA

    D) Quando não (parecer) restar ao idoso desencantado senão memórias infelizes, cumpre-lhe tornar felizes os dias que lhe sobram.

    = memórias infelizes parecem restar ao idoso desencantado… O verbo PARECER deve concordar com seu sujeito MEMÓRIA INFELIZES.

    E) Ao envelhecimento feliz (costumar) agregar-se imagens de outra época em que se foi igualmente feliz, em atração recíproca.

    = imagens de outra época costumam agregar-se ao envelhecimento feliz… O verbo COSTUMAR deve concordar com o núcleo do sujeito IMAGENS.

    QUER MAIS DICAS DE PORTUGUÊS? SIGA MEU INSTAGRAM @crisorzil

    Você também pode ser adicionado a uma lista de transmissão pelo Whatsapp. Para isso, envie um "oi" para o número 31984974272 e escreva que você encontrou o contato pelo qconcursos. Bons estudos!

  • e aí? halisson trt ou luiza gusmão? discordaram qto a alguns sujeitos? qual está certo :/

  • o que preocupa? os ÓBICES

    a quem pode chegar a sucumbir ataques de infância? a QUEM está vivendo...

    quem não se lamenta pelos infortúnios dos dias que correm? o VELHO

    o que não parecem restar ao idoso desencantado? MEMÓRIAS infelizes

    o que costuma agregar-se ao envelhecimento feliz? IMAGENS

  • Não se (lamentar) pelos infortúnios dos dias que correm o velho

    (ordem direita) = O Velho não se lamenta pelos infortúnios dos dias que correm.

    Apesar de acertar, me quebrei pra resolver a questão justamente porque não consegui primeiramente colocar a alternativa cer na ordem direta, conseguindo o êxito com a eliminação das outras alternativas.

  • Fácil.

    Basta observar que a maioria dos "supostos" sujeitos vem precedido de PREPOSIÇÃO

    Logo, não faz papel de sujeito.

  • Eu odeio esse tipo de questão da FCC! Nunca sei fazer

  • Rayzza,

    Tenho certeza que voce consegue superar essa parte da materia, so depende de voce. Uma dica que dou é tirar esse pensamento negativo quanto a materia, caso contrario sua assimilaçao sera mais dificultosa ainda.

    Bons estudos.

     

  • Cuidado, galera! A letra A e E foram corrigidas de forma errada pela professora. Eis o comentário da professora Denise Carneiro do TEC:

    "a)  A quem (preocupar) os óbices da VELHICE se fosse sempre possível reviver algumas de nossas melhores experiências da infância?

    Incorreta. Gente, para encontrar o sujeito, devemos sempre fazer a pergunta ao verbo. O que preocuparia? O que seria motivo de preocupação? Os óbices da velhice. O verbo deve concordar com o núcleo do sujeito, que é o substantivo "óbices". Assim, o verbo será empregado no plural.

    Correção: A quem preocupariam os óbices da velhice se fosse sempre possível reviver...

     

    Atenção!

    O pronome "quem" não poderia ser o sujeito do verbo "preocupar", já que está preposicionado: A quem. A ideia é a seguinte:

    Os óbices da velhice preocupariam a quem? 

    e)  Ao envelhecimento feliz (costumar) agregar-se imagens de outra ÉPOCA em que se foi igualmente feliz, em atração recíproca.

    Incorreta. O que costumar agregar-se ao envelhecimento feliz?? Imagens de outra época! O verbo "costumar" deve concordar com o núcleo "imagens", e não com "época".

    O elemento "ao envelhecimento feliz" é objeto indireto de "agregar-se".

    Correção: Ao envelhecimento feliz costumam agregar-se imagens de outra época em que se foi igualmente feliz, em atração recíproca.

     

    Colocando na ordem direta:

    → Imagens de outra época em que se foi igualmente feliz costumam agregar-se ao envelhecimento feliz, em atração recíproca."

    Só para o entendimento ficar certinho. Errar é humano. Todos nós temos o dia que não estamos bem. Todos