-
Gabarito = Letra C
Just In Time (JIT) --> O QUE É NECESSÁRIO, QUANDO NECESSÁRIO E SE NECESSÁRIO.
-> Objetiva o estoque nulo.
-> Quando precisar produzir, puxa o estoque.
KANBAN -----> Ferramenta de controle de estoques.
-> Consiste em indicar (sinalizam), por meio de um cartão, informações importantes em relação ao sistema de reposição de estoques, indicando: o que, quando, quantos, com qual qualidade.
Kanban = cartaz ou cartão
esse cara explica bem sobre o Kanban: https://www.youtube.com/watch?v=Ym4mIgxJegs
-
Gab. C
Just In Time + Kanban: PUXA A PRODUÇÃO --> foca em manter um estoque reduzido ou nulo.
Just In Case: EMPURRA A PRODUÇÃO --> deve-se manter o máximo de produtos armazenados.
-
GABARITO: "C".
Kanban é um termo japonês que significa cartão e é utilizado para indicar um momento de atenção para a reposição de estoque. O Kanban funciona como um subsistema do Just in Time, mas os termos não são sinônimos.
Mas, e como isto funciona? Ora, o Kanban é muito simples. Cada posto de trabalho funciona com uma placa ou cartela. Assim que esse posto fica sem material para trabalhar (insumos), é levantada uma placa por algum funcionário do posto indicando que esse posto precisa ser reabastecido.
(RENNÓ, 2014).
-
Gabarito Letra C
Kanban (cartão) é uma ferramenta de controle de estoque, inserida na “filosofia” do Just in Time. Por meio dele, os estoques intermediários são minimizados, provendo – se um controle por meio de quadros e cartões.
----
Just in Time/Kaban (quando for necessário, estará pronto) é uma filosofia de gestão de estoques que apresenta como características:
- Estoque de produtos nulo;
- Redução de desperdícios;
- Aquisição/entrega/produção de materiais apenas quando necessários;
- Necessidade de maior agilidade no ressuprimento;
- Ciclos curtos e ágeis de produção;
- Foco: Demanda Efetiva;
- Sistema de Produção Puxada;
- Associada à redução do estoque;
- Assemelhada à ideia de ir ao mercado apenas quando a dispensa estiver vazia ou ficando vazia.
----
Just in Case (caso for necessário, estará pronto) é uma filosofia de gestão de estoques que apresenta como características:
- Máxima capacidade de produção dos recursos, antecipando a demanda futura sob a forma de estoques;
- Inventário consideravelmente mais alto que o necessário;
- Foco: Previsão da Demanda;
- Sistema de Produção Empurrada;
- Associada ao aumento de estoque;
- Assemelhada à ideia de ir ao mercado toda a semana reabastecer a dispensa a fim de que ela fique cheia e não falte nada.
-
Pra não esquecer!!!
Just in time ---> Só é produzido o que já tem demanda certa.
Kanban ---> Informa para todos os postos de trabalho o que deve ser fornecido, quando deve ser fornecido e quantas unidades deve fornecer e produzir.
GABA A
-
GABARITO: LETRA C
Just in Time é uma filosofia de gestão de estoque que defende a minimização dos níveis estocados como forma de redução de desperdícios.Dentro do JIT encontramos a ferramenta de controle de estoque chamada de Kanban que, para Shingo (1996), significa “abastecer a unidade fabril, de acordo com os itens necessários, nas quantidades necessárias, no momento necessário, com a qualidade necessária para suprir a linha de montagem final sem perdas e geração de estoques”. Assim, ao passo que o Just in Time é uma abordagem metodológica de trabalho, o Kanban é uma ferramenta de controle de estoque, inserida na “filosofia” do Just in Time. O Just-in-Time/Kanban trouxe uma quebra de paradigma com relação ao chamado Sistema Tradicional de Abastecimento.
FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.