SóProvas


ID
2910868
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A formulação e implementação de políticas públicas exige uma nova arquitetura na gestão pública. Essa nova arquitetura está fundamentada

Alternativas
Comentários
  • A implementação das políticas exige uma nova arquitetura na gestão pública. São novos os valores sociopolíticos que pressionam gestores públicos a inovar arranjos e desenhos da política e programas sociais:

    Uma arquitetura fundamentada na lógica da cidadania que promova ações integradoras em torno do cidadão e do território como eixos de um desenvolvimento sustentável.

    • O cidadão já não quer ser reconhecido como um somatório de necessidades e direitos; deseja atenções integrais (integralizadas).

    • Quer-se foco no território e em suas populações como portadoras de identidades, saberes, experiências e projetos de futuro que precisam ser reconhecidos no fazer dos serviços. Os cidadãos querem dos serviços públicos abertura para sua participação.

    Fonte: https://www.pucsp.br/cedepe/download/enapeg13-18-012-13.pdf

  • Essa questão está classificada como dificuldade média! 35% de acertos!!

  • Opa , accountability é só na governança.

    .

    .

    POrtal TCU:

    A transparência pública, além de possuir um papel fundamental no combate à corrupção, viabiliza a contribuição tempestiva da sociedade e dos órgãos de controle, no fornecimento de elementos para que o Estado se torne cada vez mais eficiente e efetivo. Ademais, estimula o desenvolvimento de uma cultura de integridade na gestão dos negócios públicos e incentiva o esforço por melhores políticas e programas de governo.

    Com o intuito de avaliar o nível de transparência na gestão pública federal, o Tribunal realizou, nos últimos anos, diversos trabalhos que permitiram identificar não só irregularidades e danos expressivos ao erário, como também boas práticas, merecedoras de disseminação nos demais órgãos e nas entidades da Administração Pública.

     

    Esta publicação, que é uma análise integrada de ações recentes do TCU, possibilita verificar alguns aspectos relevantes que foram apontados em fiscalizações, tais como: falhas nos arranjos internos de governança das organizações públicas, que prejudicaram a integridade e eficiência das ações de governo; e problemas relativos à classificação de documentos quanto ao sigilo, o que vai de encontro ao princípio expresso na Constituição Federal de que a publicidade deve ser um preceito geral e o sigilo, uma exceção.

  • Até que foi fácil só precisei ler todas as alternativas 35 vezes para acertar kkkkkk

  • qual erro da letra D?

  • Achei um tanto quanto subjetiva ela mas... Errando e aprendendo.

  • Muito dificil estudar Politicas Publicas, os DPFs dos cursinhos falam uma coisa, as video aulas outra e as questoes outra.

    Tem que responder no ''feeling"

  • achei uma questão de entendimento subjetivo, ficando na dúvida entre a alternativa A e D. Fui de D, e conclui que tenho muito o que aprender!

  • Administração Pública não foi desenvolvida para qualquer pessoa entender, se fosse, o país seria um lugar bem melhor de se viver.

  • Apenas consegui acertar essa questão da segunda vez que tentei respondê-la.

    Alternativa correta A.

    Posso estar errado, mas acredito que o erro da letra D está em "governabilidade", pois o conceito de governabilidade se refere aos meios necessários para que os governantes cheguem e se mantenham no poder e possam fazer valer suas decisões, não ao processo de gestão em políticas públicas em si. Assim como aparece na alternativa: no papel da sociedade civil na governança e na governabilidade das políticas públicas, destacando a sua relevância no processo de accountability.

    Isso foi o que considerei errado de acordo com meus conhecimentos sobre o assunto.

  • Governabilidade tem a ver com política pública ? Acho que é esse o erro