SóProvas


ID
2911315
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Conforme a Portaria CVS 5, de 09 de abril de 2013, o capítulo VI dispõe sobre a qualidade sanitária das edificações e das instalações e contempla características

Alternativas
Comentários
  • Capítulo VI

    Sessão I

    Localização

    Art. 77. Área externa livre de focos de insalubridade, tais como lixo, objetos em desuso, animais, poeira, água estagnada, e de vetores e pragas urbanas. Acesso direto e independente, não comum à habitação e outros usos. A construção deve atender às normas de edificações vigentes estaduais ou municipais. Deve ser concebida de modo a restringir o trânsito de pessoas não essenciais à produção e garantir acessibilidade à pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. 

    Seção VIII

    Ventilação

    Art. 91. O sistema de ventilação deve garantir o conforto térmico, a renovação do ar e a manutenção do ambiente livre de fungos, gases, fumaça, gordura e condensação de vapores, dentre outros.

    Art. 92. A circulação de ar poderá ser feita, através de ar insuflado filtrado ou através de exaustão. O fluxo de ar deve ser direcionado da área limpa para a suja. Os exaustores devem possuir telas milimétricas removíveis para impedir a entrada de vetores e pragas urbanas. Periodicamente, os equipamentos e filtros devem sofrer manutenção e higienização.

    Art. 93. Não devem ser utilizados ventiladores e climatizadores com aspersão de neblina sobre os alimentos, ou nas áreas de manipulação e armazenamento. 

    Fonte: Portaria CVS 05, 2013.

  • CAPÍTULO VI - Qualidade Sanitária das Edificações e das Instalações

    Seção I Localização

    Seção II Instalações

    Seção III Equipamentos, utensílios e móveis

    Seção IV Piso

    Seção V Paredes, tetos e forros

    Seção VI Portas e Janelas

    Seção VII Iluminação

    Seção VIII Ventilação

    Seção IX Vestiários e Instalações Sanitárias

    Seção X Área de distribuição e consumo dos alimento