SóProvas


ID
2911984
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considerando os Decretos nº. 1.171/94 e nº. 6.029/2007, os quais dispõem sobre a Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.


I - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

II - É vedado ao servidor público exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.

III - Os integrantes da Rede de Ética se reunirão sob a coordenação da Comissão de Ética Pública, pelo menos 02 (duas) vez por ano, em fórum específico, para avaliar o programa e as ações para a promoção da ética na administração pública.

IV - A qualquer pessoa que esteja sendo investigada é assegurado o direito de saber o que lhe está sendo imputado, de conhecer o teor da acusação e de ter vista dos autos, no recinto das Comissões de Ética, desde que tenha sido previamente notificada da existência do procedimento investigatório.

V - As autoridades competentes não poderão alegar sigilo para deixar de prestar informação solicitada pelas Comissões de Ética.


A quantidade de itens CORRETOS é igual a:

Alternativas
Comentários
  • Incorretas

    III - Os integrantes da Rede de Ética se reunirão sob a coordenação da Comissão de Ética Pública, pelo menos 02 (duas) vez por ano, em fórum específico, para avaliar o programa e as ações para a promoção da ética na administração pública.

    Decreto 6029/2007 Art. 9º Parágrafo único.  Os integrantes da Rede de Ética se reunirão sob a coordenação da Comissão de Ética Pública, pelo menos uma vez por ano, em fórum específico, para avaliar o programa e as ações para a promoção da ética na administração pública. 

    IV - A qualquer pessoa que esteja sendo investigada é assegurado o direito de saber o que lhe está sendo imputado, de conhecer o teor da acusação e de ter vista dos autos, no recinto das Comissões de Ética, desde que tenha sido previamente notificada da existência do procedimento investigatório.

    Decreto 6029/2007 Art. 14.  A qualquer pessoa que esteja sendo investigada é assegurado o direito de saber o que lhe está sendo imputado, de conhecer o teor da acusação e de ter vista dos autos, no recinto das Comissões de Ética, mesmo que ainda não tenha sido notificada da existência do procedimento investigatório. 

  • Gabarito C

    Corretas: I, II e V

  • Gabarito C

    É apenas 1 vez por ano, não 2 como diz a assertiva.

    Em relação ao lV não precisa que tenha sido previamente notificado como afirma.

    bons estudos.

  • Essas questões tipo "quantidade de itens CORRETOS" complica na eliminação das erradas.

  • GAB C

     

    Sobre o item V - As autoridades competentes não poderão alegar sigilo para deixar de prestar informação solicitada pelas Comissões de Ética.

    DECRETO Nº 6.029, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2007

    Institui Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, e dá outras providências.

    Art. 20. § 2o  As autoridades competentes não poderão alegar sigilo para deixar de prestar informação solicitada pelas Comissões de Ética. 

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6029.htm

     

    Avante!

  • Decreto 1.171/94 das Regras deontológicas: ITEM I - "XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública". (CORRETO)

    ITEM II - Decreto 1.171/94 - DAS VEDAÇÕES: "p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso". (CORRETO);

    ITEM III - Decreto 6.029 de 2007: Art. 9  Parágrafo único.  "Os integrantes da Rede de Ética se reunirão sob a coordenação da Comissão de Ética Pública, pelo menos uma vez por ano, em fórum específico, para avaliar o programa e as ações para a promoção da ética na administração pública". (INCORRETO)

    ITEM IV - Decreto 6.029 de 2007: Art. 14.  "A qualquer pessoa que esteja sendo investigada é assegurado o direito de saber o que lhe está sendo imputado, de conhecer o teor da acusação e de ter vista dos autos, no recinto das Comissões de Ética, mesmo que ainda não tenha sido notificada da existência do procedimento investigatório. (incorreto). 

    ITEM V - decreto 6.029/2007 - Art. 20.  § 2  "As autoridades competentes não poderão alegar sigilo para deixar de prestar informação solicitada pelas Comissões de Ética". (correto).

    GABARITO LETRA C

  • LETRA C

  • Vejamos cada um dos itens propostos pela Banca:

    I- Certo.

    O item em análise se mostra em perfeita conformidade com a regra deontológica de n.º XI do Código de Ética Profissional do Poder Executivo, que abaixo transcrevo:

    "XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública."

    II- Certo.

    De fato, cuida-se de vedação prevista na regra de n.º XV, "p", do sobredito Código de Ética, in verbis:

    "XV - É vedado ao servidor público;

    (...)

    p) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso."

    Assim sendo, também não há equívocos a serem aqui apontados.

    III- Errado.

    A proposição em análise diverge do teor do art. 9º, parágrafo único, do Decreto n.º 6.029/2007, que estabelece o Sistema de Gestão Ética no Poder Executivo Federal, litteris:

    "Art. 9º (...)

    Parágrafo único.  Os integrantes da Rede de Ética se reunirão sob a coordenação da Comissão de Ética Pública, pelo menos uma vez por ano, em fórum específico, para avaliar o programa e as ações para a promoção da ética na administração pública."

    Incorreto, pois, aduzir que as reuniões deveriam ocorrer pelo menos duas vezes por ano, uma vez que a norma de regência determina que isso ocorra pelo menos uma vez por ano.

    IV- Errado.

    Novamente, o caso é de assertiva que afronta o texto normativo de regência, mais precisamente o art. 14 do Decreto n.º 6.029/2007, litteris:

    "Art. 14.  A qualquer pessoa que esteja sendo investigada é assegurado o direito de saber o que lhe está sendo imputado, de conhecer o teor da acusação e de ter vista dos autos, no recinto das Comissões de Ética, mesmo que ainda não tenha sido notificada da existência do procedimento investigatório."

    Ora, como se extrai desta regra, a garantia de acesso ao teor de acusação e de ter vista dos autos independe de prévia notificação da existência do procedimento investigatório, bem ao contrário do que foi sustentado pela Banca.

    V- Certo.

    Por fim, a presente afirmativa revela-se condizente com o teor do art. 20, §2º, do Decreto n.º 6.029/2007, que abaixo transcrevo:

    "Art. 20 (...)

    § 2º As autoridades competentes não poderão alegar sigilo para deixar de prestar informação solicitada pelas Comissões de Ética."

    Desta maneira, três itens estão corretos.


    Gabarito do Professor: Letra C.