SóProvas


ID
2912461
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As principais características da síndrome de angústia respiratória aguda são:

Alternativas
Comentários
  • A insuficiência respiratória hipoxêmica aguda é uma hipoxemia arterial grave refratária a oxigênio suplementar. É causada por derivação intrapulmonar do sangue resultante do preenchimento ou colapso dos espaços aéreos (p. ex., edema pulmonar decorrente de insuficiência ventricular esquerda, síndrome do desconforto respiratório agudo) ou derivação intracardíaco do sangue do lado direito para o esquerdo. Os achados incluem dispneia e taquipneia. O diagnóstico é feito por gasometria arterial e radiografia de tórax. O tratamento costuma exigir ventilação mecânica.

    https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/medicina-de-cuidados-cr%C3%ADticos/insufici%C3%AAncia-respirat%C3%B3ria-e-ventila%C3%A7%C3%A3o-mec%C3%A2nica/insufici%C3%AAncia-respirat%C3%B3ria-hipox%C3%AAmica-aguda-irha,-sara

  • SARA: Forma grave de lesão pulmonar aguda. Síndrome caracterizada por edema pulmonar súbito e progressivo, infiltrados bilaterais crescentes na radiografia de tórax, hipoxemia que não responde à suplementação de O2, independente da quantidade de PEEP, e ausência de pressão atrial esquerda elevada. Com frequência, pacientes demonstram uma complacência pulmonar reduzida. Vários fatores estão associados ao desenvolvimento da SARA, incluindo lesão direita dos pulmões.

    FONTE: Brunner