SóProvas


ID
291331
Banca
FMP Concursos
Órgão
MPE-MT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O que você precisa saber para fazer um planeta melhor.

Para começo de conversa, entenda _____________ é tão importante reduzir o
consumo de três _____________ _____________ nos dias de hoje.
ÁGUA. Ela até cai do céu, mas é um recurso esgotável e raro em muitos lugares do
mundo. Se em apenas cinco minutos você escovar os dentes com a torneira
escancarada, 12 litros de água potável serão _____________ .

ENERGIA ELÉTRICA. O consumo cada vez mais requer a construção de usinas
hidrelétricas, e mais florestas vão desaparecer para dar lugar a elas. Acredite: o
simples gesto de desligar as luzes dos ambientes quando estiverem vazios pode ajudar
a evitar mais hidrelétricas.

COMBUSTÍVEIS. A queima dos fósseis, como o diesel e a gasolina, é a maior
responsável pela emissão de gases do aquecimento global. Segundo o urbanista e ex-
prefeito de Curitiba Jaime Lerner, “nas grandes cidades são produzidos 75% de todo o
CO2 jogado na atmosfera”. Pense nisso antes de entrar no carro só para ir à padaria da
esquina.

Manual de Etiqueta Planeta Sustentável. Editora Abril. São Paulo. 2007.

Leia as afirmativas abaixo.

I - O recurso de coesão usado no segmento “Segundo o urbanista e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner,...” pode ser substituído sem qualquer tipo de prejuízo por consoante.

II - Na expressão queima dos fósseis, a expressão preposicionada tem a mesma função sintática que a expressão preposicionada sublinhada em responsável pela emissão de gases do aquecimento global.

III - Se a passagem Segundo o urbanista e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner, “nas grandes cidades são produzidos 75% de todo o CO2 jogado na atmosfera. fosse transformada em discurso direto, uma das possibilidades de reescritura seria: O urbanista e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner afirmou: “Nas grandes cidades são produzidos 75% de todo o CO2 jogado na atmosfera.”

IV - Os textos que compõem a correspondência oficial devem apresentar uma linguagem clara, direta, correta e sofisticada, para dar ao leitor a certeza do nível cultural de quem fez o texto.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão inicialmente deve ser resolvida por eliminação para facilitar o resultado. Lendo rapidamente as afirmativas encontramos um erro gritante na afirmativa IV:

    IV- Os textos que compõem a correspondência oficial devem apresentar uma linguagem clara, direta, correta e sofisticada, para dar ao leitor a certeza do nível cultural de quem fez o texto. 


    A redação oficial ela deve usar a linguagem culta da língua e não sofisticada. Ela deve conter uma linguagem simples para que possa ser entendida por maior número possível de leitores do texto.

    Com isso eliminados as questões a); b) e c) que contêm a afirmativa. Resta-nos analisar as afirmativas d) e e). E como elas contêm duas afirmativas em comum ( I e III) resta-nos analisar apenas a afirmativa II.

    Afirmativa II:  Na expressão queima dos fósseis, a expressão preposicionada tem a mesma função sintática que a expressão preposicionada sublinhada emresponsável pela emissão de gases do aquecimento global.     

    Ambas expressões são Adjunto Adnominal:

    Quando um termo estiver se referindo a um nome e estiver acompanhado de uma preposição ele será complemento nominal ou adjunto adnominal.

    É o termo que determinaespecifica ou explica um substantivo. O adjunto adnominal possui função adjetiva na oração, a qual pode ser desempenhada por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes adjetivos e numerais adjetivos

    Há nomes que não tem sentido completo exige um termo para completá-los. Esse termo é chamado complemento nominal e inicia-se sempre por preposição.

    Dicas para diferenciar o A.A. do C.N.:

    I)O C.N.  dá margem a uma pergunta: ex.: Tenho necessidade..... quem tem necessidade tem necessidade de alguma coisa... (muito parecido com objeto indireto. A diferença é que é nome e não verbo) Tenho necessidade de ajuda.

    Adjunto Adnominal: A casa velha caiu. Velha é adjunto adnominal e a palavra casa não gera um pergunta, observe se tirarmos o A.A. " A casa caiu."

    II) O A.A. pratica a ação enquanto o C.N. sofre a ação:

    As críticas ao diretor eram infundadas. (o diretor sofre as críticas então é complemento nominal).

    As críticas do diretor eram infundadas. (O diretor pratica a ação então é Adjunto adnominal).

    III) Complemento Nominal não se refere a substantivo concreto somente abstrato e os A.A. não se refere a substantivo abstrato nem a adjetivo e nem a advérbio.

    As ruas de terra serão asfaltadas.  (A.A. pois C.N. não se refere a substantivo concreto).

  • eu diria que, no item II, os dois casos são Complemento Nominal.

    O 1o. é claro... pela própria explicação do colega. Complemento Nominal sofre/recebe a ação. Ora, se o fóssil é queimado.. ele é paciente da ação de queima. Logo, CN.

    O segundo caso eu diria que, por ser o CN aplicado em caso de Adjetivo, Advérbio ou Subs Abstrato paciente, e a palavra Responsável me parecer um adjetivo na oração, logo, concluo ser CN tbm!

    Correto o quesito.

    Abs,

    SH.

    sergio.harger@gmail.com
  • Em meu ponto de vista, suponho que o item II se trata de Complemento Nominal e NÃO Adjunto Adnominal, senão vejamos:

    A queima dos fósseis, como o diesel e a gasolina, é a maior  responsável  pela emissão de gases...

    Bem, certa vez, um professor comentou que Substantivo Abstrato é "aquilo que Não se consegue desenhar a não ser na própria imaginação" como; sentimentos , virtudes , etc...
    A palavra Responsável além de ser Adjetivo da palavra queima (núcleo do sujeito) é, também, virtude daquele que cumpre com seu compromissos. Ora, então por que e como se trata de Adjunto Adnominal, conforme o exposto pelo colega?
  • Distinção entre Adjunto Adnominal e Complemento Nominal

    É comum confundir o adjunto adnominal na forma de locução adjetiva com complemento nominal. Para evitar que isso ocorra, considere o seguinte:

    a) Somente os substantivos podem ser acompanhados de adjuntos adnominais; já os complementos nominais podem ligar-se a substantivos, adjetivos e advérbios. Assim, fica claro que o termo ligado por preposição a um adjetivo ou a um advérbio só pode ser complemento nominal. Quando não houver preposição ligando os termos, será um adjunto adnominal.

    b)  O complemento nominal equivale a um complemento verbal, ou seja, só se relaciona a substantivos cujos significados transitam. Portanto, seu valor é passivo, é sobre ele que recai a ação. O adjunto adnominal tem sempre valor ativo. Observe os exemplos:

    Exemplo 1 : Camila tem muito amor à mãe.

    A expressão "à mãe" classifica-se como complemento nominal, pois mãe é paciente de amar, recebe a ação de amar.

    Exemplo 2 : Vera é um amor de mãe.

    A expressão "de mãe" classifica-se como adjunto adnominal, pois mãe é agente de amar, pratica a ação de amar.

  • Coesão sequencial é a utilização de termo que harmonizam as orações e parágrafos em torno de um mesmo assunto (inícios de parágrafos que tu usa tanto, como “Por essa perspectiva”).

    Abraços