- 
                                Gabarito: Alternativa E I - Correto. Art. 79.  O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará 20 (vinte) dias consecutivos de férias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hipótese a acumulação. II - Errado.  Art. 95.  O servidor não poderá ausentar-se do País para estudo ou missão oficial, sem autorização do Presidente da República, Presidente dos Órgãos do Poder Legislativo e Presidente do Supremo Tribunal Federal. III - Errado. Art. 97.  Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço: I - por 1 (um) dia, para doação de sangue; IV - Correto. Art. 116.  São deveres do servidor: (...) II - ser leal às instituições a que servir; III - observar as normas legais e regulamentares; (...) XI - tratar com urbanidade as pessoas; V - Errado.  Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições. Bons estudos! 
- 
                                II. O servidor da carreira técnico-administrativa em educação poderá ausentar-se do País para estudo ou missão oficial, sem autorização do Presidente da República, do Presidente dos Órgãos do Poder Legislativo e do Presidente do Supremo Tribunal Federal. -Precisa de autorização Art 95- O servidor não poderá ausentar-se do País para estudo ou missão oficial, sem autorização do Presidente da República, Presidente dos Órgãos do Poder Legislativo e Presidente do Supremo Tribunal Federal. . III. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço por dois dias para doação de sangue. -Doação de sangue -> 1 dia . V. O servidor responde somente administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições. -Responde civil e penalmente também . Gabarito -> E . Qualquer erro me avisem   
- 
                                Revisando as concessões:     Art. 97.  Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:    (Redação dada pela Medida provisória nº 632, de 2013) I - por 1 (um) dia, para doação de sangue; II - pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 (dois) dias;   III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de : a) casamento; b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos. 
- 
                                Por eliminação fica muito fácil resolver.  
- 
                                GABARITO: E.   
- 
                                 GABARITO E SEM QUALQUER PREJUÍZO, PODERÁ O SERVIDOR AUSENTAR-SE DO SERVIÇO: I- POR 01 DIA, PARA DOAÇÃO DE SANGUE; II- PELO PERÍODO COMPROVADAMENTE NECESSÁRIO PARA ALISTAMENTO OU RECADASTRAMENTO ELEITORAL, LIMITADO, EM QUALQUER CASO, A 2 DIAS; III- POR 8 DIAS CONSECUTIVOS EM RAZÃO DE: a) CASAMENTO; b) FALECIMENTO DO CÔNJUGE, COMPANHEIRO, PAÍS, MADRASTA OU PADASTRO, FILHOS, ENTEADOS MENOR SOB GUARDA OU TUTELA E IRMÃOS. 
- 
                                    DOAÇÃO DE SANGUE = 1 dia   ALISTAMENTO ELEITORAL = 2 dias   CASAMENTO/FALECIMENTO = 8 dias 
- 
                                Só uma nota: acho um absurdo avós não estarem inclusos neste rol, afinal grande parte das pessoas são criadas por eles. Também... deve ser uma questão de bom senso da chefia, acredito. 
- 
                                Vejamos as proposições, uma a uma:
 
 I. O servidor que opera direta e permanentemente com raios X ou substâncias radioativas gozará
20 dias consecutivos de férias por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer
hipótese a acumulação.
CERTO
 
 Trata-se de assertiva que se afina com a regra do art. 79 da Lei 8.112/90, a seguir reproduzida:
 
 "Art. 79.  O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou
substâncias radioativas gozará 20 (vinte) dias consecutivos de férias, por semestre de
atividade profissional, proibida em qualquer hipótese a acumulação."
 
 Logo, não há equívocos nesta opção.
 
 II. O servidor da carreira técnico-administrativa em educação poderá ausentar-se do País para
estudo ou missão oficial, sem autorização do Presidente da República, do Presidente dos
Órgãos do Poder Legislativo e do Presidente do Supremo Tribunal Federal. ERRADO
 
 Esta afirmativa destoa da regra contida no art. 95 da Lei 8.112/90, que condiciona o afastamento do servidor para estudo ou missão no exterior a prévia autorização da Chefia do respectivo Poder da República. No ponto, é ler:
 
 "Art. 95.  O
servidor não poderá ausentar-se do País para estudo ou missão oficial, sem
autorização do Presidente da República, Presidente dos Órgãos do Poder Legislativo e
Presidente do Supremo Tribunal Federal.
 
 Assim sendo, incorreta esta proposição.
 
 III. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço por dois dias para doação de
sangue. ERRADO
 
 Em rigor, para fins de doação de sangue, o servidor somente pode se ausentar do serviço por um dia, a não por dois, conforme aqui dito pela Banca. É o que dispõe o art. 97, I, da Lei 8.112/90, verbis:
 
 "Art. 97.  Sem qualquer prejuízo, poderá o 
servidor ausentar-se do serviço:
 
 I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;"
 
 IV. São deveres do servidor, dentre outros, ser leal à instituição a que servir, observar as normas
legais e regulamentares e tratar com urbanidade as pessoas. CERTO
 
 Esta afirmativa tem respaldo no rol de deveres elencado no art. 116, II, III e XI, da Lei 8.112/90, que ora reproduzo:
 
 "Art. 116.  São
deveres do servidor:
 
 (...)
 
 II - ser leal às instituições a que servir;
 
 III - observar as normas legais e regulamentares;
 
 (...)
 
 XI - tratar com urbanidade as pessoas;"
 
 V. O servidor responde somente administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições. ERRADO
 
 Na realidade, a responsabilidade do servidor pode se dar em três esferas, vale dizer, civil, penal e administrativa, na linha do art. 121 da Lei 8.112/90, a seguir transcrito:
 
 "Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo
exercício irregular de suas atribuições."
 
 Do exposto, estão corretas apenas as assertivas I e IV.
 
 
 Gabarito do professor: E
 
 
- 
                                GABARITO: LETRA E Vejamos as proposições, uma a uma:   I. O servidor que opera direta e permanentemente com raios X ou substâncias radioativas gozará 20 dias consecutivos de férias por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hipótese a acumulação. CERTO   Trata-se de assertiva que se afina com a regra do art. 79 da Lei 8.112/90, a seguir reproduzida:   "Art. 79.  O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará 20 (vinte) dias consecutivos de férias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hipótese a acumulação."   Logo, não há equívocos nesta opção.   II. O servidor da carreira técnico-administrativa em educação poderá ausentar-se do País para estudo ou missão oficial, sem autorização do Presidente da República, do Presidente dos Órgãos do Poder Legislativo e do Presidente do Supremo Tribunal Federal. ERRADO   Esta afirmativa destoa da regra contida no art. 95 da Lei 8.112/90, que condiciona o afastamento do servidor para estudo ou missão no exterior a prévia autorização da Chefia do respectivo Poder da República. No ponto, é ler:   "Art. 95.  O servidor não poderá ausentar-se do País para estudo ou missão oficial, sem autorização do Presidente da República, Presidente dos Órgãos do Poder Legislativo e Presidente do Supremo Tribunal Federal.   Assim sendo, incorreta esta proposição.   III. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço por dois dias para doação de sangue. ERRADO   Em rigor, para fins de doação de sangue, o servidor somente pode se ausentar do serviço por um dia, a não por dois, conforme aqui dito pela Banca. É o que dispõe o art. 97, I, da Lei 8.112/90, verbis:   "Art. 97.  Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:   I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;"   IV. São deveres do servidor, dentre outros, ser leal à instituição a que servir, observar as normas legais e regulamentares e tratar com urbanidade as pessoas. CERTO   Esta afirmativa tem respaldo no rol de deveres elencado no art. 116, II, III e XI, da Lei 8.112/90, que ora reproduzo:   "Art. 116.  São deveres do servidor:   (...)   II - ser leal às instituições a que servir;   III - observar as normas legais e regulamentares;   (...)   XI - tratar com urbanidade as pessoas;"   V. O servidor responde somente administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições. ERRADO   Na realidade, a responsabilidade do servidor pode se dar em três esferas, vale dizer, civil, penal e administrativa, na linha do art. 121 da Lei 8.112/90, a seguir transcrito:   "Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições."   Do exposto, estão corretas apenas as assertivas I e IV.   FONTE: Rafael Pereira, Juiz Federal - TRF da 2ª Região, de Direito Administrativo, Ética na Administração Pública, Legislação Federal, Legislação Estadual, Direito Ambiental, Direito Urbanístico 
- 
                                PAREM, de postar comentários pra ajudar os outros, vc só ajuda quando vc tem algo, agora ajudar a concorrência a passar enquanto vc fica ai suando é burrice, depois ficam nas provas por 1 ponto e ficam chorando enquanto o cara que vcs ajudaram está dentro das vagas e roubou ela de vc e ainda ta cagando pra vc. LARGA DE SER OTÁRIO.