a) “Evidência de auditoria” compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião. A evidência de auditoria inclui as informações contidas nos registros contábeis que suportam as demonstrações contábeis e informações obtidas de outras fontes. CORRETA
b) A suficiência e a adequação da evidência de auditoria não estão inter-relacionadas, contudo a obtenção de mais evidência de auditoria compensa a sua má qualidade. - Estão inter-relacionadas e a obtenção de mais evidências não compensa a sua má qualidade.
c) “Adequação” é a medida da quantidade da evidência de auditoria, isto é, sua relevância e sua confiabilidade para fornecer suporte às conclusões em que se fundamenta a opinião do auditor. A confiabilidade da evidência é influenciada pela sua fonte e pela sua natureza, independentemente das circunstâncias individuais em que é obtida. - Medida de qualidade. Depende das circunstâncias em que é obtida.
d) A suficiência é a medida da qualidade de evidência de auditoria, isto é, a qualidade da evidência de auditoria necessária é afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção e também pela quantidade de tal evidência de auditoria. - Medida de quantidade. Foram invertidas as palavras qualidade e quantidade.
e) A inspeção consiste no exame de processo ou procedimento executado por outros – por exemplo, o acompanhamento do auditor na contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle. - Conceito de observação.
A4. A suficiência e adequação da evidência de auditoria estão inter-relacionadas. A suficiência é a medida da quantidade de evidência de auditoria. A quantidade da evidência de auditoria necessária é afetada pela avaliação do auditor dos riscos de distorção (quanto mais elevados os riscos avaliados, maior a probabilidade de que seja exigida mais evidência de auditoria) e também pela qualidade de tal evidência de auditoria (quanto maior a qualidade, menos evidência pode ser exigida). A obtenção de mais evidência de auditoria, porém, não compensa a sua má qualidade.
A5. Adequação é a medida da qualidade da evidência de auditoria, isto é, sua relevância e sua confiabilidade para fornecer suporte às conclusões em que se fundamenta a opinião do auditor. A confiabilidade da evidência é influenciada pela sua fonte e sua natureza e depende das circunstâncias individuais em que é obtida.
A17. A observação consiste no exame d processo ou procedimento executado por outros, por exemplo, a observação pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execução de atividades de controle.