GABARITO: LETRA E
Como profissão inscrita na divisão do trabalho, o Serviço Social surge como parte de um movimento social mais amplo, de bases confessionais, articulado à necessidade de formação doutrinária e social do laicato, para uma presença mais ativa da Igreja Católica no ‘mundo temporal’, nos inícios da década de 30. Na tentativa de recuperar áreas de influências e privilégios perdidos, em face da crescente secularização da sociedade e das tensões presentes nas relações entre Igreja e Estado, a Igreja procura superar a postura contemplativa (IAMAMOTO, 2011, p. 18).
IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Força, guerreiros(as)!!
A
O Serviço Social se propõe, desde o início do processo de profissionalização, a romper com as lideranças operárias.
B
Nos primórdios da profissão do Serviço Social, apesar da influência do poder da igreja católica, os (as) profissionais se mantinham distantes dos programas de militância católica.
C
Na base do conservadorismo, a comunidade é vista como utópica e, por esse motivo, passa despercebida pela ação profissional.
D
O Serviço Social surge alheio ao movimento católico, mas estreitamente articulado às instituições socioassistenciais.
E
O Serviço Social surge como uma necessidade de formação doutrinária e social do laicato.