SóProvas


ID
2913970
Banca
IADES
Órgão
SEASTER - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde a conceitos da psicologia analítica junguiana.

Alternativas
Comentários
  • Na concepção da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung (1875 – 1961), o Arquétipo Persona dá ao sujeito a possibilidade de criar um personagem que pode não ser de fato ele mesmo.

    Este Arquétipo, nada mais é do que o rosto ou o papel público que o ser humano apresenta para os outros.

    Persona consiste na intenção que o indivíduo tem em demonstrar para a sociedade em que ele vive uma impressão que lhe seja favorável e como conseqüência ser aceito e acolhido.

    Dentro de cada persona existe um conjunto de idéias que se originam da sociedade, no qual denominamos regras sociais.

    Persona é muito importante para a sobrevivência humana. Através dela, nos tornamos capazes de conviver com o outro, inclusive nos ajuda a conviver com aquelas pessoas que nos são desagradáveis de maneira saudável e equilibrada

    Fonte:

    Jung chamou o Self de arquétipo central, arquétipo da ordem e totalidade da personalidade.

    O Self representa o anseio humano de unidade. Esse arquétipo expressa-se por meio de diversos símbolos e o principal deles é a mandala. O Self é o princípio organizador de toda a psique e, tanto é verdade, que o ego é um complexo cujo núcleo é o Self.

    Fonte: .

  • Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, arquétipo, inconsciente coletivo, anima, animus, sombra, dentre outros.

    Seu conceito de persona representa o arquétipo que permite à pessoa a possibilidade de compor um personagem. Refere-se ao que é esperado socialmente da pessoa e como ela acredita que deva parecer e como ela deseja ser vista, sendo fundamental para as relações sociais.

    Necessidade de segurança, de afeto, de reconhecimento, etc, são as razões que levam os indivíduos a agirem assim, selecionando traços e trejeitos que pareçam melhores, mais adequados e mais aceitos no grupo social com o qual convivem ou querem conviver. Com isso, parte da verdadeira personalidade fica posta de lado, quando o ego passa a se identificar unicamente com o arquétipo da persona, deixando de lado os demais aspectos da verdadeira personalidade. O indivíduo torna-se alheio à sua real natureza, passando a viver tensamente uma situação de conflito entre a sua persona muitas vezes mais desenvolvida que a sua natureza interior propriamente dita, e as partes subdesenvolvidas de sua verdadeira personalidade, que irão compor outro arquétipo no indivíduo chamado sombra.

    O self é o arquétipo da ordem e totalidade, abrangendo o consciente e o inconsciente, e que embora polares, não representam opostos, mas sim uma relação de complementaridade, tendo o self como mediador e gestor dos recursos e conteúdos do individuo. Segundo Jung, toda personalidade é formada a partir de um centro que é responsável por seu desenvolvimento, ou seja, o self não é apenas o ponto central, mas abarca a totalidade. Assim, o self, através dos acessos e ativações dos arquétipos, motiva a formação e desenvolvimento do ego.

    A) ERRADA. Isomorfismo é um conceito da Gestal.

    B) ERRADA. Grounding é um conceito da Bioenergética.

    D) ERRADA. Id é um conceito da Psicanálise.

    E) ERRADA. Condicionamento é um conceito do Behaviorismo.




    GABARITO: C