SóProvas


ID
2914000
Banca
IADES
Órgão
SEASTER - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O paciente A. B. C., de 25 anos de idade, buscou atendimento e contou que estava com moleza no corpo, que não sentia mais fome, que sentia tristeza e vontade constante de chorar e que não conseguia trabalhar como antes, apesar de não ter apresentado nenhum quadro de adoecimento conhecido. Ao ser perguntado a respeito da própria percepção do respectivo estado, relatou que, na comunidade onde nasceu e vive até hoje, aquilo era considerado “mau-olhado”, por ser “irradiações de energia negativa maléfica”, produzidas por um vizinho maldoso, invejoso.


Considerando esse caso hipotético como uma síndrome relacionada à cultura, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito - d A cultura esta presente na constituição do sujeito, por tanto também esta relacionada com o processo de adoecer.

  • "O universo cultural no qual o indivíduo se desenvolveu traz consigo um conjunto de valores, símbolos, atitudes, modos de sentir, sofrer, enfim, formas de organizar a subjetividade, que são fundamentais na constituição do sujeito, das suas relações interpessoais e de seu adoecer"

    fonte - Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais - Paulo Dalgalarrondo (Capítulo Síndromes relacionadas à Cultura)

  • Em seu livro “Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, edição de 2008, Paulo Dalgalarrondo, destinou um capítulo (38) às chamadas Síndromes relacionadas à cultura, no qual afirma que “o universo cultural no qual o indivíduo se desenvolveu traz consigo um conjunto de valores, símbolos, atitudes, modos de sentir, de sofrer, enfim, formas de organizar a subjetividade, que são fundamentais na constituição do sujeito, das suas relações interpessoais e de seu adoecer". Dessa forma, entende que o ser humano deve ser compreendido em suas duas dimensões básicas: sua constituição, seu funcionamento biológico (natureza) e o conjunto de experiências interpessoais; e a sua história e o contexto social no qual vive e foi formado (cultura).

    Essa segunda natureza (cultura) que o homem cria para si próprio torna-se o instrumento pelo qual ele interpreta a natureza (biologia) que ele não fez. Ou seja, a significação dos fenômenos naturais (fisiologia, doenças físicas, alterações neuronais) é sempre produto de uma reinterpretação, de um “constituir sentidos" à luz do contexto cultural (a segunda natureza).


    O autor apresenta as síndromes culturalmente relacionadas como quadros sintomáticos que ocorrem em apenas certos grupos culturais. Tais síndromes seriam “próprias" e circunscritas a apenas alguns grupos culturais e, de alguma forma, resultariam de repertórios comportamentais específicos para se lidar com o sofrimento, característicos de cada cultura.




    FONTE: Dalgalarrondo, 2008.


    GABARITO: D