SóProvas


ID
2914009
Banca
IADES
Órgão
SEASTER - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A paciente S. C. F., de 82 anos de idade, após a morte do marido, há dois anos, passou a viver com a filha D. F. I., de 56 anos de idade, o genro (esposo da filha) G. H. I., de 58 anos de idade, a neta J. K. I., de 30 anos de idade, e o bisneto M. N. I. (5 anos de idade) e a bisneta P. R. I. (4 anos de idade). A família buscou atendimento para S. C. F, que vem apresentando crescente irritação, inapetência e hipersonia.


Com base nesse caso hipotético e nos conhecimentos correlatos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • No “Manual do Cuidador da Pessoa Idosa" lançado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República em 2008, Lucy Gomes e Neuza Moreira de Matos, no artigo “Mudanças de comportamento na pessoa idosa: agitação, agressividade e perambulação" afirmam que se uma pessoa idosa que não sofria de problemas mentais, de repente fica agitada ou agressiva, devemos pensar na existência de causas físicas: infecção do trato urinário, (comumente conhecida como infecção urinária), pneumonia, desidratação, constipação etc.

    A agressividade que surge pode ser verbal (uso de palavrões, acusações indevidas de infidelidade e de roubo) ou física (unhar, bofetear ou cuspir). Aqueles que convivem ou cuidam da pessoa idosa (cônjuge, familiares ou cuidador formal) são alvos diretos desses distúrbios de comportamento, o que muitas vezes acaba levando os familiares a decidirem internar a pessoa idosa numa instituição de longa permanência (ILPI).

    As causas comuns de agitação, irritação e agressividade na pessoa idosa são:

    1) introdução ou suspensão de medicamentos;

    2) doenças infecciosas, sendo as mais freqüentes, infecção do trato urinário e pneumonia;

    3) problemas do coração, como infarto do miocárdio ou arritmia;

    4) acidente vascular encefálico (derrame);

    5) obstipação intestinal (fezes endurecidas);

    6) desidratação (a pessoa idosa sente menos sede e, conseqüentemente, toma menos água; pode ocorrer também quando a pessoa tem diarréia);

    7) forte batida na cabeça ou quedas nos últimos 90 dias;

    8) perda de familiares, brigas na família ou mudanças de ambientes.


    A publicação pode ser acessada na íntegra em: http://www.ocuidador.com.br/imgs/utilidades/manualcuidadordeidosos-527a4b5fdab1f.pdf




    GABARITO: E

  • E- Em termos psicossociais, a pessoa idosa está sujeita a mudanças bruscas de comportamento, tais como agitação, agressividade, perambulação e irritação, que têm como causas comuns: introdução ou suspensão de medicação, doenças infecciosas, problemas do coração, acidente vascular encefálico, obstipação intestinal, desidratação, batidas na cabeça ou quedas, perdas de familiares, brigas na família ou mudanças de ambiente.