- ID
- 2914762
- Banca
- UFSC
- Órgão
- UFSC
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Serviço Social
- Assuntos
Silva e Silva (2011) caracteriza o processo de reconceituação do serviço social brasileiro, especificamente em relação ao que a autora chama de emergência do movimento de ruptura. Considerando a análise da autora, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) Constituiu-se como um esforço para o desenvolvimento de propostas de ação profissional condizentes com as especificidades do contexto latino-americano, ao mesmo tempo em que se configura como um processo amplo de questionamento e reflexão crítica da profissão.
( ) A partir da perspectiva hegemônica, a emergência desse movimento impõe aos assistentes sociais a necessidade de ruptura com o caráter conservador que deu origem à profissão.
( ) Coloca como exigência a necessidade de construção de uma nova proposta de ação profissional, que supõe um processo de revisão crítica, em nível teórico-metodológico, tendo como perspectiva a transformação social.
( ) Acontece de forma linear e sem trazer as contradições dadas pela conjuntura do país que passava por período de ditadura militar.
( ) As pressões sociais e as demandas dos setores populares não tiveram muita influência, dado que o serviço social ainda não era demandado por essas frações da sociedade.