SóProvas


ID
2914786
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando a análise de Yazbek (2009b) no texto “O significado sócio-histórico da profissão”, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) Na divisão sociotécnica do trabalho coletivo, o assistente social é demandado também como gestor de políticas sociais.

( ) Os novos contornos da “questão social” e os novos padrões de regulação das políticas sociais não incidem sobre o trabalho do assistente social com as classes subalternizadas.

( ) As ações profissionais sofreram pouca incidência da agenda neoliberal, pois, como os direitos sociais estão assegurados na Constituição Federal, os profissionais têm conseguido atuar garantindo esses direitos de maneira universal.

( ) Como o serviço social atua com a “questão social”, resultado da contraditória relação entre capital e trabalho, os cenários conjunturais não alteram as demandas profissionais no plano concreto da intervenção.

( ) O serviço social está inserido na trama das relações sociais vigentes na sociedade. Com isso, sua ação profissional tem caráter histórico e mutável.

Alternativas
Comentários
  • Espero contribuir com algo! Vamos lá:

    A) ( v) Na divisão sociotécnica do trabalho coletivo, o assistente social é demandado também como gestor de políticas sociais. Em síntese, na divisão social e técnica do trabalho coletivo, o assistente social vem sendo demandado como gestor e executor, de Políticas Sociais, no âmbito de organizações públicas e privadas, operando sob diversas perspectivas: da gestão social à prestação de serviços e à ação socioeducativa (e político-ideológica).

    B) ( ) Os novos contornos da “questão social” e os novos padrões de regulação das políticas sociais não incidem sobre o trabalho do assistente social com as classes subalternizadas. Sabemos que as novas manifestações da questão social e o processo de regulação das políticas sociais, rebatem negativamente no trabalho do assistente social e nas respostas profissionais que estes ofertam às classes subalternas.

    C) (F ) As ações profissionais sofreram pouca incidência da agenda neoliberal, pois, como os direitos sociais estão assegurados na Constituição Federal, os profissionais têm conseguido atuar garantindo esses direitos de maneira universal. Os rebatimentos do neoliberalismo (ideologia capitalista) nas políticas sociais são desastrosos. Estas passam a ter um caráter eventual e complementar por meio de práticas fragmentadas e compensatórias. Portanto, o neoliberalismo opõe-se radicalmente à universalidade, igualdade e gratuidade dos serviços sociais.

    D) ( ) Como o serviço social atua com a “questão social”, resultado da contraditória relação entre capital e trabalho, os cenários conjunturais não alteram as demandas profissionais no plano concreto da intervenção. A atuação profissional, bem como as demandas apresentadas no contexto de modelo neoliberal, vêm sendo fortemente impactadas pelas condições de trabalho impostas a este profissional.

    E) ( ) O serviço social está inserido na trama das relações sociais vigentes na sociedade. Com isso, sua ação profissional tem caráter histórico e mutável. O processo de reprodução da totalidade das relações sociais na sociedade é um processo complexo, que contém a possibilidade do novo, do diverso, do contraditório, da mudança. 

  • Gabarito: C V – F – F – F – V