SóProvas


ID
2914810
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação à assistência estudantil e ao trabalho do assistente social nessa área, com base em Cavaignac e Costa (2017), indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


( ) A assistência estudantil, tal como se apresenta hoje, é resultado de um processo fomentado ainda no final dos anos 1980 e nos anos 1990 pelos movimentos sociais da saúde, envolvendo estudantes, intelectuais e trabalhadores da educação.

( ) É no contexto da expansão da educação superior nas últimas décadas, marcado pela reestruturação das formas de dominação econômica, política e ideológica do capital, que os assistentes sociais assistem à ampliação dos espaços sócio-ocupacionais na referida área, sobretudo no campo da assistência estudantil, dada a necessidade de enfrentamento dos desafios postos pela democratização do acesso ao ensino superior e pelo agravamento da questão social.

( ) O trabalho na assistência estudantil se configura como uma tarefa simples, que se restringe à administração de auxílios que garantam a presença de estudantes no espaço educacional.

( ) Trata-se de um trabalho complexo, considerando-se o fato de que são múltiplas as expressões da questão social que se apresentam nas instituições de ensino, a exigir respostas que devem ir muito além do mero repasse de recursos materiais e financeiros aos estudantes, pressupondo não só formas de intervenção multidisciplinares, como também a articulação com outras políticas sociais.

( ) Ao participar integralmente do processo de planejamento, execução e avaliação das ações de assistência estudantil, o assistente social tem a possibilidade de mobilizar os recursos materiais e humanos necessários à efetivação de um trabalho comprometido com os interesses dos usuários.

Alternativas
Comentários
  • ( ) A assistência estudantil, tal como se apresenta hoje, é resultado de um processo fomentado ainda no final dos anos 1980 e nos anos 1990 pelos movimentos sociais da saúde, envolvendo estudantes, intelectuais e trabalhadores da educação.

    ( ) O trabalho na assistência estudantil se configura como uma tarefa simples, que se restringe à administração de auxílios que garantam a presença de estudantes no espaço educacional.

  • ( ) É importante destacar, entretanto, que a assistência estudantil, tal como se apresenta hoje, é resultado de um processo fomentado ainda no final dos anos 1980 e nos anos 1990 pelos movimentos sociais da educação, que envolvem estudantes, intelectuais e trabalhadores da educação.

    ( ) A ideia de que o trabalho na assistência estudantil se configura como uma tarefa simples, que se restringe à administração de auxílios que garantam a presença de estudantes no espaço educacional, não corresponde à realidade.

    Temporalis, Brasília (DF), ano 17, n. 34, jul./dez. 2017.