SóProvas


ID
2914984
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na administração pública, os estoques de almoxarifado (material de consumo), o método de mensuração e valoração de suas saídas é:

Alternativas
Comentários
  • Procedimentos a serem adotados no Setor de Almoxarifado e Patrimônio para o cumprimento da Portaria STN Nº 548/2015 - RAMEC

    Implantar o “Custo Médio Ponderado" para avaliação dos estoques, nas saída(baixas) por consumo.

    BaseLegal(Lei 4320/64 e MCASP): o método a ser adotado na Administração Pública é o “Custo Médio Ponderado”.

    Gabarito: B

  • a. Os estoques adquiridos por meio de transação sem contraprestação, que devem ser mensurados pelo seu valor justo na data da aquisição;


    b. Os bens de almoxarifado, que devem ser mensurados pelo preço médio ponderado das compras, em conformidade com o inciso III do art. 106 da Lei 4.320/1964.

  • Os estoques são mensurados ou avaliados pelo valor de custo histórico (valor de aquisição/produção/construção) ou valor realizável líquido, dos dois o menor, exceto:

    a. Os estoques adquiridos por meio de transação sem contraprestação, que devem ser mensurados pelo seu valor justo na data da aquisição;

    b. Os bens de almoxarifado, que devem ser mensurados pelo preço médio ponderado das compras, em conformidade com o inciso III do art. 106 da Lei n. 4.320/64. 

    O item solicita a mensuração/ avaliação dos estoques de almoxarifado (material de consumo), logo letra B.

  • Pessoal, a mensuração dos estoques é feita da seguinte forma:

    Portanto, note que os bens de almoxarifado, que devem ser mensurados pelo preço médio ponderado das compras, por força do próprio art. 106, III, da Lei nº 4.320/1964. Vejamos:

    Art. 106. A avaliação dos elementos patrimoniais obedecerá as normas seguintes:

    [...]

    III - os bens de almoxarifado, pelo preço médio ponderado das compras.

    Portanto, está certa a alternativa B).

    Gabarito: LETRA B

  • Trata-se da avaliação de estoque segundo MCASP 8ª.

    ⍈ Teoria:

    As variações patrimoniais podem ser definidas como:

    ➜ Variações Patrimoniais Aumentativas (VPA): corresponde a aumentos na situação patrimonial líquida da entidade não oriundos de contribuições dos proprietários.

    ➜ Variações Patrimoniais Diminutivas (VPD): corresponde a diminuições na situação patrimonial líquida da entidade não oriundas de distribuições aos proprietários.

    ➤ Bases de Mensuração de Estoques conforme o MCASP 8ª:

    ➥ Os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo histórico ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor, exceto:

    ➜ Os estoques adquiridos por meio de transação sem contraprestação, que devem ser mensurados pelo seu valor justo na data da aquisição;

    ➜ Os bens de almoxarifado, que devem ser mensurados pelo preço médio ponderado das compras, em conformidade com o inciso III do art. 106 da Lei 4.320/64.

    ➥ Devem ser mensurados pelo custo histórico ou pelo custo corrente de reposição, dos dois o menor, os estoques mantidos para:

    ➜ Distribuição gratuita ou por valor irrisório; Exemplo: distribuição de cesta básica.

    ➜ Consumo no processo de produção de mercadorias a serem distribuídas gratuitamente ou por valor irrisório.

    Exemplo: estoque para merenda escolar (quando a entidade possui merendeira que prepara a comida).

    Resolução:

    Inicialmente, apenas as letras B e E representam bases para mensuração de estoque. Portanto, podemos descartar as letras A, C e D. Quando se refere a bens de almoxarifado, a Lei 4.320/64 exige a mensuração preço médio ponderado das compras.

    Por fim, a alternativa correta é:

    Gabarito: Letra B.