SóProvas


ID
2915017
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere que uma entidade do setor público (concedente) possui uma rodovia (ativo preexistente) e resolve conceder, por prazo determinado, a prestação do serviço público a uma entidade privada (concessionária), com a condição de que esta melhore o ativo. Com relação ao assunto, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • Nível hard!!!

  • É "D " A CERTA ~....DÃÃÃÃÃ

  • A mensuração inicial dos ativos da concessão deve ser feita a valor justo. 

  • GAB.: D

     

    A questão dispões acerca das novas regras de contabilização das concessões públicas (NBC TSP 05), que foi publicada em 2016 e passou a vigorar a partir de janeiro de 2017.

     

    8.Acordo vinculante corresponde a contrato ou outros acordos que conferem às partes direitos e obrigações tal como se estivessem na forma de contrato. (A)

     

    9. (a) a concedente controla ou regula os serviços que a concessionária deve fornecer com o ativo, a quem ela deve entregar os serviços e por qual preço; (B)

     

    11. A concedente deve mensurar inicialmente os ativos da concessão de serviços reconhecidos conforme o item 9 pelo valor justo, exceto quando se enquadrarem nas condições do item 12. (C)

     

    8. Acordo de concessão de serviços (...) (b) a concessionária é compensada por seus serviços durante o período da concessão. ( A norma não fala nada em relação à primeira parte da assertiva; "A concessionária fica responsável pela execução (prestação) do serviço"). (D)

     

    25. A concedente deve reconhecer a receita e reduzir o passivo reconhecido conforme o item 24 de acordo com a substância econômica do acordo da concessão de serviços (E)

     

    http://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTSP05.pdf

  • Realmente o comentário da a LI. está perfeito, mas o enunciado diz que é em relação ao assunto de concessão pública, não especifica se é de acordo com a NBC TSP 05, então de acordo com o assunto temos tbm a Lei 8.987/95 em seu artigo 25 diz: “Incumbe à concessionária a execução do serviço concedido, cabendo-lhe responder por todos os prejuízos causados ao poder concedente, aos usuários ou a terceiros, sem que a fiscalização exercida pelo órgão competente exclua ou atenue essa responsabilização.”

    Portanto a letra D tbm está correta, o que anularia a questão