-
Somente os elementos do imobilizado e do intangível estão sujeitos ao teste de recuperabilidade.
O objetivo do CPC 01 é: estabelecer procedimentos que a entidade deve aplicar para assegurar que seus ativos estejam registrados contabilmente por valor que não exceda seus valores de recuperação.
Valor recuperável = o maior entre valor líquido de venda e valor em uso.
Fonte: Prof. Marcelo Seco.
-
IMPAREMENT TEST = O teste de recuperabilidade pretende evitar que um ativo seja registrado com um valor maior que o valor recuperável. Assim, esse teste buscará uma forma de verificar se o ativo não está sendo desvalorizado em relação ao seu valor real.
-
Colocaram CPC 00, não entendi. Não seria CPC 01?
-
O objetivo do CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos é estabelecer procedimentos que a entidade deve aplicar para assegurar que seus ativos estejam registrados contabilmente por valor que não exceda seus valores de recuperação.
Assim, conclui-se pela correção da alternativa A.
-
GABARITO A!
O teste de recuperabilidade, conhecido como “Impairment test”, tem por objetivo apresentar, de forma prudente, o valor real líquido de realização de um ativo. Essa realização pode ser de forma direta ou indireta, respectivamente, por meio de venda ou de utilização nas atividades.
A essência do teste de recuperabilidade é evitar que um ativo esteja registrado por um valor maior do que o recuperável.
O teste busca verificar se o ativo não está desvalorizado em relação a seu valor real. Um ativo estará desvalorizado quando o valor contábil registrado é maior que o valor recuperável, por venda ou por uso. Entende-se por valor contábil o que se refere, no balanço patrimonial, ao ativo; ou seja, pelo valor histórico deduzido de depreciação, exaustão ou amortização acumulada e de provisão para perda, se essa existir.
Cláudio Zorzo