A) O investimento em infraestrutura energética, por exemplo, é visto como um dos fatores essenciais à erradicação da pobreza.
B) Ao mesmo tempo, e em linha com o desenvolvimento sustentável, a matriz energética brasileira permanece como uma das mais limpas do mundo.
C) A energia eólica é a que mais cresce atualmente. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica, em seis anos a capacidade instalada deve aumentar quase 300%.
D) a disponibilização de energia, em abundância, a um baixo custo sempre foi considerada um dos principais fatores para o bem-estar e o desenvolvimento humano.
E) em 2014, quase 40% da oferta interna de energia resultaram do uso de fontes renováveis (15,7% foram oriundas da biomassa de cana, 11,5% de hidrelétricas, 8,1% de lenha e carvão vegetal, e 4,1% de lixívia e outras fontes, como eólica e solar), em comparação aos 13,2% da média mundial.
FONTE: Relatório Nacional Voluntário sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável : Brasil 2017 / Secretaria de Governo da Presidência da República, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. – Brasília : Presidência da República, 2017.
A C está errada pelo motivo :
Em 2014, segundo dados do Governo Federal, o Brasil ultrapassou a Alemanha no que se refere à expansão da energia , atingindo o segundo lugar mundial, atrás apenas da China, que é o país que mais investe em no mundo em razão de sua alta demanda.
fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/energia-eolica-no-brasil.htm
#PMPR #CAVEIRA