-
A letra C também não estaria correta?
-
Caro Pedro, eu tbm marquei letra C!
Não consegui achar erro nela!
-
Acredito que o erro na C seja o fato de que o aumento se pressão se dar no AR, e não no combustível.
-
Mas convenhamos Léo, no ciclo a diesel ar é aspirado e comprimido até alta pressão, quando o combustível é injetado e continua o aumento da pressão. Se não houvesse essa compressão a detonação não ocorreria, correto?
-
Marquei letra C, a letra A é parcialmente correta. Os motores ciclo Otto apresentam maior eficiência para a mesma razão de compressão. Os motores ciclo diesel só alcançam maiores eficiências para razões de compressão maiores. Mas na mesma razão de compressão os motores a ciclo Otto são mais eficientes que os motores a ciclo Diesel.
-
Justificativas
A) Incorreta (ou parcialmente correta). A eficiência de um motor otto seria maior que a de um diesel caso ambos pudessem ser "mecanicamente idênticos" e possuíssem a mesma taxa de compressão. Mas a banca fala que essa é o gabarito da questão;
B) Incorreta. Requerem apenas uma rotação e não possuem todos os tempos citados;
C) Incorreta (ou parcialmente correta). Aumento de pressão ocasiona aumento de temperatura e aí sim, a queima pode ocorrer;
D) Ponto morto superior é o PMS, não o PMI
E) Essa questão faz sentido. Quanto maiores as temperaturas de combustão, na prática, maiores as perdas de calor por condução e irradiação. Tanto é verdade que o aumento da eficiência dos motores da Formula 1 se deu pela exploração de tecnologias de combustão de baixa temperatura (<https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1364032119306124>). Porém, no ciclo teórico, quanto maior a temperatura de combustão, maior e eficiência, visto que o ciclo teórico não contabiliza perdas.
-
Ramon de Paoli. Seu raciocínio está corretíssimo, porém, os motores diesel encontrados realmente tem eficiência acima dos motores à gasolina/alcool. O que torna o item A correto mesmo assim. Para mim o item ficaria inconsistente se estivesse comparando os ciclos (diesel e otto) e não motores.
Lucas Costa. Apesar de ser uma sacanagem da questão, a explicação de Lucas Costa é a única plausível. O combustível só entra em ignição devido ao aumento de temperatura, que atinje a Temperatura de Ignição; embora os motores diesel sejam do tipo Ignição por Compressão (ICO).
Bons estudos!
-
A alternativa C está incorreta pois ao comprimir o ar e consequentemente aumentar a pressão, este ar tem sua temperatura elevada através do aumento da interação de suas moléculas, ar que, ao entrar em contato com o óleo Diesel pulverizado injetado na câmara de combustão tem sua ignição realizada.