Justificativas
A) Incorreta (mas é uma assertiva questionável). Na prática do dia a dia, os motores diesel produzem maior torque que os otto, porém, se ambos pudessem funcionar com as mesmas taxas de compressão, os otto seriam mais eficientes e, portanto, poderiam produzir mais torque. O torque é uma grandeza diretamente relacionada à taxa de compressão.
B) Incorreto. Normalmente, a curva de potência tem o máximo em valores próximos da máxima rotação do motor. Porém, à medida em que a rotação aumenta, as perdas por atrito e por inércia também aumentam. Isso faz com que a eficiência e a potência máximas não tenham rotações coincidentes
C) Admito não saber justificar essa assertiva. Se alguém puder ajudar, eu agradeço.
D) Correta. O consumo específico é a razão entre a vazão mássica de combustível e a potência efetiva produzida pelo motor (<http://www.fem.unicamp.br/~franklin/EM886/Exp1_motor_altern.pdf> )
E) Incorreta. A rotação em que ocorre o mínimo consumo é a de máxima eficiência.
A) Questionável! Apesar do ciclo diesel apresentar maior torque, devido a sua maior taxa de compressão que o ciclo Otto, acho que o torque de um motor vai depender basicamente da potência desse motor. Assim como na questão Q971863 (da mesma prova), aqui o item está comparando motores e não ciclos. Achei muita falta de atenção do examinador.
B) Questionável! Aqui achei que foi falha da questão em não explicitar qual potência/eficiência está falando: a Eficiência Térmica do ciclo é constante, a Eficiência do Motor (eficiência) é dada pela relação entre potência efetiva (potência) e potência teórica (m'.PCI). O item me parece estar correto, contanto que a potência mencionada seja a potência efetiva e a eficiência não seja a eficiência térmica.
C) Incorreta. Uma maior pressão média efetiva (PME) indica que a Potência Indicada (Pi) do motor é maior. Entretanto Pi considera apenas as perdas caloríficas do ciclo, não levando em consideração as perdas mecânicas. Portanto, não necessariamente haverá maior torque.
D) Correto. O item está correto pois, conforme o colega mostrou, o consumo específico é apenas um parâmetro calculado para indicar a vazão mássica de combustível em relação a potência desenvolvida. Como o item 'fixou' a rotação (ou vazão volumétrica), a vazão mássica de combustível é constante. Assim, o consumo específico só depende da potência.
E) Incorreta. A rotação em que ocorre o mínimo consumo de combustível (não é consumo específico) é em torno da região de torque máximo, nos motores diesel. Lucas Costa, é preciso explicitar qual eficiência você está falando (vide justificativa do item B).
Bons estudos!