-
Cultura Organizacional é o conjunto de normas e atitudes comuns aos indivíduos que atuam em uma mesma organização.
Letra A
-
GAB: A
"Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais."
-
E a subcultura ou contracultura são indivíduos que não adotam plenamente a cultura organizacional.
-
Cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por meio de valores, normas, atitudes e expectativas compartilhadas na organização.
A cultura organizacional é composta tanto por aspectos formais como por aspectos informais. Na concepção de Chiavenato (2010), esses aspectos formais e informais da cultura organizacional podem ser analisados, classificados e detalhados em três níveis:
Artefatos:
este é o primeiro nível da cultura organizacional, que refere-se aos aspectos objetivos e que são facilmente perceptíveis dentro de uma organização.
Valores:
é o segundo nível da cultura organizacional, são os valores compartilhados ou valores visíveis e conscientes: correspondem às prioridades dadas ao desempenho na função, à capacidade de inovação, à lealdade, à hierarquia e às maneiras de resolver os conflitos e problemas entre outros.
Pressuposições
é o terceiro nível – nível das pressuposições ou premissas básicas: Constituem o nível da cultura organizacional mais íntimo, profundo e oculto. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam.
-
B) Comunicação organizacional.
C) É um dos elementos da cultura organizacional.
D) Cultura social (ou sociológica).
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
Cultura Organizacional refere-se aos significados compartilhados que moldam a maneira que seus membros se comportam dentro de uma organização.
gab. A
-
Gabarito A
CULTURA ORGANIZACIONAL
Conjunto de hábitos gerados através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.
A conjunto de normas e atitudes comuns aos indivíduos que atuam em uma mesma organização.
B comunicação que ocorre entre indivíduos de uma mesma organização em fluxo ascendente e descendente - NÃO TEM HAVER COM CULTURA ORGANIZACIONAL.
C símbolo que representa a identidade visual de uma organização em ambiente EXTERNO.
D costume compartilhado pelas pessoas NA ORGANIZAÇÃO.
-
GABARITO: LETRA A
Conforme Chiavenato (1999, p. 172) "Cultura organizacional é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. A cultura espelha a mentalidade que predomina em uma organização".
De acordo com Shein (apud CHIAVENATO, 1997, p. 32), Cultura organizacional é o modelo de pressuposto básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os seus problemas de adaptação externa e integração interna e que, por ter sido suficientemente eficaz. Foi considerado válido e repassado (ensinado) aos demais (novos) membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.
Para Schein (1995), a cultura organizacional é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu, lidando com problemas, buscando a adaptação externa e integração interna, e que funcionou bem o suficiente para ser considerado válido, ensinado a novos membros como forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas.
"Cultura Organizacional é a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartilhados em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender e aceitar para serem aceitos no serviço da firma" (CHIAVENATO 1999, p. 173).
Conforme Hobbins (2002, p. 240) "Cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros que difere uma organização da outra".