Um recurso comumente adotado pelos psicólogos em organizações são os chamados testes psicológicos. Enquanto ferramentas para medida e descrição de características psicológicas, esses testes precisam apresentar características técnicas que informem sobre a qualidade das informações obtidas com seu uso, os chamados parâmetros psicométricos.
Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A validade de um teste psicológico se refere ao grau com que os escores de um teste se relacionam ao construto que ele pretende medir ou descrever.
( ) A fidedignidade (também chamada de precisão ou confiabilidade) se refere ao grau com que os itens de um teste medem apenas um construto, e não construtos relacionados, o que, por sua vez, é definido como unidimensionalidade.
( ) A fidedignidade (também chamada de precisão ou confiabilidade) se refere à consistência interna entre os itens, medida pelo coeficiente alfa de Cronbach, sendo que valores menores que 0,7 indicam excelente homogeneidade de um teste.
( ) A validade de um teste deve ser estimada por diferentes métodos, visto que apenas um tipo de evidência pode ser insuficiente para recomendar seu uso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.