SóProvas


ID
2915899
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“[...] satisfação no trabalho seria um sentimento extremamente sensível às políticas e práticas gerenciais, especialmente aquelas que definem os procedimentos e a distribuição de retornos (percepções de justiça no trabalho) para os comportamentos de trabalhadores, que revelam se a empresa está comprometida com os seus colaboradores, ou seja, o quanto a empresa se preocupa com o bem-estar deles (percepções de suporte organizacional) e o quanto ela (a empresa) estaria disposta a retribuir aos seus empregados os esforços e todos os investimentos que eles aplicam na organização (reciprocidade organizacional)” (Siqueira, 2008, p. 266-7). A satisfação no trabalho compreende cinco dimensões. Assinale a alternativa que apresenta a dimensão que NÃO se relaciona com a satisfação no trabalho:

Alternativas
Comentários
  • A Teoria Bifatorial de Herzberg dá conta desse aspecto.

    O único fator que não está diretamente expresso é o da letra B.

  • Os fatores relacionados à satisfação localizam-se na pessoa ou nas próprias tarefas. Ao contrário, os

    fatores relacionados à insatisfação localizavam-se externamente à pessoa. Assim, salário, condições ambientais de trabalho, estilo de supervisão e relacionamento entre colegas não seriam fatores capazes de satisfazer ou motivar pessoas no trabalho, mas deveriam ser objeto de atenção e preocupação dos dirigentes organizacionais apenas para evitar a insatisfação no trabalho, que também poderia prejudicar o desempenho. Em contrapartida, a realização do trabalhador, o reconhecimento pessoal, o desenho do cargo e a delegação de responsabilidades seriam os fatores realmente capazes de satisfazer e motivar as pessoas.

  • Modelo de Siqueira (2008) sobre a Escala de Satisfação no Trabalho (EST), abrange 5 dimensões: Satisfação com os Colegas, Satisfação com o Salário, Satisfação com a Chefia, Satisfação com a Natureza do Trabalho e Satisfação com as Promoções.

    https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/1063/1/MANTO.pdf