-
C)Débito está relacionado com contas do Ativo que representa bens e direitos (dinheiro, casa, carro, valores a receber, etc). Crédito está relacionado com contas do Passivo que representa suas obrigações com terceiros (empréstimos, financiamentos, contas a pagar, impostos a pagos, etc).
-
Débito no ativo = adição, mas débito no passivo = subtração, ao passo que
Crédito no ativo = subtração, mas crédito no passivo = adição
-
Resumindo...
Os conceitos de débito e crédito dependerão do fato de o lançamento se referir a contas credoras ou devedoras. Exemplo: lançamento a débito em conta devedora ocasiona aumento, enquanto que em conta credora redução.
-
Gab. C
-
Em Contabilidade, os conceitos de débito e crédito são peculiares, a depender de cada razonete. Por isso, qualquer questão que relacione tais conceitos com o de outras áreas (financeira, bancária, etc.) está ERRADA.
-
Gabarito: C
-
"Bens: Todas as coisas que possuem valor econômico e que podem ser convertidas em dinheiro; normalmente são utilizadas na realização do objetivo.principal da empresa.
Podem ser também fruto de doação ou ganhos não operacionais.
Bens podem ser tangíveis (físicos) ou intangíveis (subjetivos, como a marca de um produto)."
Material Gran Concursos.
-
Finalmente, as palavras “débito” e “crédito” em contabilidade, considerando o enfoque do presente item, podem ser consideradas sinônimas de aumento e diminuição do saldo das contas. No entanto, é preciso cautela: para as contas de natureza devedora, a palavra “débito” representa aumento do saldo e a palavra “crédito” representa diminuição do saldo; por outro lado, para as contas de natureza credora, o raciocínio é o inverso: “débito” representa diminuição do saldo e “crédito” representa aumento do saldo.
Ribeiro, Osni Moura Contabilidade geral fácil / Osni Moura Ribeiro. − 9. ed. - São Paulo: Saraiva, 2013. (Fácil)
-
Gabarito C
Força, foco e fé!
-
Débito: aplicação
Crédito: origem
Para toda conta débito haverá uma conta crédito
Para toda aplicação haverá uma origem
-
As palavras Débito e Crédito, na linguagem contábil, têm significados muito diferentes daqueles que têm na linguagem cotidiana.
É errado associar o débito e o crédito da contabilidade, com “subtração” e “adição” do financeiro. O correto é associá-los aos termos Destino e Origem, respectivamente.
Debitar significa anotar na coluna do Débito de uma conta, para aumentar o seu valor (se a conta representa um Bem ou um Direito), ou para diminuir seu valor (se a conta representa uma obrigação).
Creditar significa registrar uma importância na coluna de Crédito de uma conta, para aumentar seu valor (se a conta representa uma obrigação), ou para diminuir seu valor (se a conta representa um Bem ou Direito).
Há duas formas de os lançamentos débito e crédito serem feitos:
D- Estoque
C- Bancos
ou
Estoque
a Bancos
No primeiro caso, "D" e "C" significam débito e crédito, respectivamente. Já no segundo caso, o "a" sinaliza crédito, sem a necessidade de colocar a letra "D" antes da conta Estoque. Tem-se por mais usada a primeira opção.
Débito é a aplicação de recurso, enquanto Crédito é a origem do recurso aplicado. Ou seja, quando um contador faz um lançamento a débito em uma conta, significa que o dinheiro, o bem ou o serviço destina-se àquela conta. Agora, quando ele faz um lançamento a crédito em uma conta, significa que o dinheiro, o bem ou o serviço teve origem naquela conta.
Fonte: