SóProvas


ID
2917273
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em “Os pilares da terra”, Ken Follet descreve que as paredes de uma catedral gótica não precisam ser apenas boas, mas perfeitas: a construção era tão grande que a menor obliquidade nas paredes enfraqueceria a estrutura.


I - Arcos góticos, mais pontiagudos, possuem como consequência uma redução dos empuxos dos arcos em aproximadamente 95%.

II - Pode-se encontrar o formato da catenária que corresponde a curvatura em que a uma carga fica distribuída igualmente ao longo da curvatura elaborada.

III - O material de construção mais utilizado nas catedrais góticas era a madeira e a terra, que permitiam a formação dos arcos góticos existentes até hoje.

IV - A ideia de verticalidade era procurada por estruturas pontiagudas tendendo sempre ao céu. Arcos ogivais e abóbadas compunham as catedrais.


Considerando os elementos estruturais e características das catedrais góticas, está correto:

Alternativas
Comentários
  • Que vacilo, se resolvesse 95%, não precisaria de arcobotante.

    GAB C

  • http://felipeschmitzhaus.blogspot.com/2015/06/arcos-na-estrutura-metalica.html

    http://www.lmc.ep.usp.br/people/hlinde/estruturas/arcos.htm

    https://www.todamateria.com.br/arquitetura-gotica/

  • LETRA C

    I) O uso do arco ogival e da abóbada de cruz representa uma nova flexibilidade na estrutura, que permitiu reduzir o volume de alvenaria. Para balancear a força horizontal que o telhado exerce no topo da parede e que tende a empurrar as paredes para fora são usados arcobotantes, que ajudam a conter as paredes.

    III - Os materiais de construção mais utilizados nas catedrais góticas eram o calcário branco e a pedra.