SóProvas


ID
2917762
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Controle é uma função administrativa que consiste em um processo de coleta de informações para auxiliar na tomada de decisões.

Sobre as etapas do processo de controle descritas por Sobral e Peci (2013), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

  • Gab. D

    Para poder efetuar o controle, é necessário realizar algumas atividades, que têm uma seqüência lógica. Dependendo do autor que a banca organizadora utilizar, o processo pode conter 3, 4 ou 6 etapas. Essas as fases estão todas relacionadas e devem ser vistas como um processo cíclico.

    1) estabelecimento de objetivos/metas (o que se pretende alcançar com o controle);

    2) definição dos padrões de desempenho (para poder identificar um problema, é necessário primeiro estabelecer o que é o correto);

    3) avaliação ou mensuração do desempenho atual (obtenção de informações de como o trabalho está sendo executado);

    4) comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrões estabelecidos;

    5) identificação de erros / problemas / desvio;

    6) ação corretiva / decisão / ação.

    GIOVANNA CARRANZA

  • Gabarito D.

    Basta interligar com a Função controle.

    Palavras mágicas: Monitora o desemprenho e ação corretiva.

  • A) A medição de desempenho real coleta as informações, mas não as produz.

    B) A avaliação do desempenho real coleta todas as informações, não comportando, assim, exceções.

    C) A tomada de medidas corretivas ocorre após a instauração do problema. O plano de contingência é um controle preventivo, e não corretivo.

  • Tenho que estabelecer padrões para saber se estou no caminho certo ou não e a partir daí poder corrigir o que está errado.

  • Sobre a D: Entendo que estabelecer padrões de desempenho é uma condição necessária (mas não suficiente) para uma avaliação futura. No entanto, se o gabarito dessa questão fosse A, todos justificariam o erro dizendo que aqui está havendo a mistura de duas etapas diferentes.

    Sobre a A: esse termo "produção" poderia ser a produção automática de um relatório, por exemplo, fica difícil entender que essa produção está se referindo à informação propriamente dita.

  • a) a medição de desempenho real é a etapa do processo de contrrole que consiste na produção e na coleta diárias de informações de todas as atividades que compõem os processos organizacionais, com base em critérios bem definidos e utilizando-se de fontes de informações confiáveis.

    ERRADO, a medição de desempenho real é a produção e a coleta de informações, porém a questão erra quando diz que a produção e coleta de informações são DIÁRIAS de TODAS as atividades. O administrador deve definir o foco do controle (o que vai ser medido?), as fontes de informação (como se vai medir?) e o tempo do controle (quando e com que frequência). Nem tudo pode e deve ser controlado, tendo em vista que o controle tem custos econômicos para organização.

    b) na avaliação do desempenho real em comparação com os parâmetros estabelecidos, o princípio de exceção deve ser observado pelo administrador, pois, assim, ele pode concentrar-se nos casos que acontecem com maior frequência e economizar recursos importantes.

    ERRADO, a questão erra quando diz que são em casos de maior frequência, o princípio da exceção diz que administrador deve se concentrar em exceções ou desvios significativos, e não em todas as ocorrências, dessa forma ele não desperdiça tempo e recursos focando em desvios que não são relevantes.

    c) a tomada de medidas corretivas são previamente definidas nos planos de contingência, elaborados para prever os erros e os desvios que poderão ocorrer.

    ERRADO, as medidas corretivas são definidas no MOMENTO EM QUE OCORREM OS DESVIOS, poderão existir planos de contingência, mas eles não conseguem prever todos erros que poderão acontecer.

    OBS.: todas as respostas foram retiradas do livro que a banca citou.

  • LETRA D

  • Alguns processos de controle são:

    1) estabelecimento de objetivos / metas ( o que se pretende alcançar com o controle);

    2) Definição dos padrões de desempenho (para poder identificar um problema, é necessario primeiro estabelecer o que é o correto); 

    3) Avaliação ou mensuração do desempenho atual (obtenção de informações de como o trabalho está sendo executado); 

    4) Comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrões estabelecidos; 

    5) identificação de erros / problemas / desvios; 

    6) Ação corretiva / decição / ação. 

    Fonte: 5ª edição revista atualizada, administração geral e pública (editora jusPODIVM).

     

  • estabelecer parâmetros de desempenhopossibilita avaliar o desempenho de maneira eficaz e aplicar ações corretivas sempre que se verifiquem desvios.

    Para avaliar o desempenho de forma eficaz, é necessário que se tenham parâmetros de desempenho e isso possibilita também, corrigir desvios que possam surgir.