SóProvas


ID
2917777
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para compreender as características do estilo brasileiro de administração, Sobral e Peci (2013) empreendem uma relevante aproximação entre a cultura brasileira e a gestão empresarial. Fazem-no com base na pesquisa sobre estilo brasileiro de administrar, conduzida por Betânia Barros e Marco Aurélio Prates na década de 1990. O resultado é um sistema de ação cultural brasileiro que considera não somente os traços culturais típicos isoladamente, mas, principalmente, a interação entre os traços culturais de nossa nação, formando uma rede de causas e de efeitos que se reforçam e se realimentam nas práticas administrativas e gerenciais. O modelo é constituído por subsistemas: o institucional (ou formal) e o pessoal (ou informal), o de líderes e o dos liderados. A articulação entre os subsistemas permite identificar traços culturais como a “concentração de poder”, a “aversão ao conflito”, o “paternalismo”, a “flexibilidade”, o “formalismo”, a “lealdade pessoal”, dentre outros.


A respeito dos traços do sistema de ação cultural brasileiro e seus impactos para a administração das organizações brasileiras, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    Ela não trata da 'flexibilidade' mas sim do "paternalismo"

  • Questão chata pra carvalho!

  • é mais uma questão de português do que de Adm. Geral...

  • Gabarito C

    Banca do Capeta - texto p caray.

  • As questões dos IF são um livros e péssima. mau elaboradas

  • O estilo brasileiro de administrar:

    - Concentração

    - Personalismo

    - Postura de espectador

    - Aversão ao conflito

    - Formalismo

    - Lealdade pessoal

    - Paternalismo

    - Flexibilidade

    - Impunidade

    PATERNALISMO ›› O paternalismo é o traço cultural que permite a articulação entre a concentração de poder e o personalismo do líder perante os liderados, manifestando-se no patriarcalismo – assumindo o papel de pai e protetor, atendendo às necessidades de seu grupo – e no patrimonialismo – assumindo o papel de líder supremo e absoluto, impondo sua vontade aos membros do grupo. A principal consequência para a administração desse traço cultural brasileiro reflete-se na influência das relações pessoais e de confiança nas nomeações para posições e cargos, em detrimento do mérito individual.

    As demais alternativas estão corretas.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia!

  • Pensei que era concurso e não o enem. Kkkkk

    Banca chata. Quer vencer o candidato pelo cansaço. Aff!!!

  • o que é isso?

  • Dupla sertaneja: Não Ly & Nem Lerey.

    Tem banca que é muito sem noção!!!

  • Essa questão explorou mais a interpretação.

  • Que formalismo é esse onde as regras não são necessariamente conhecidas?
  • O estilo brasileiro de administrar:

    - Concentração

    - Personalismo

    - Postura de espectador

    - Aversão ao conflito

    - Formalismo

    - Lealdade pessoal

    - Paternalismo

    - Flexibilidade

    - Impunidade

    PATERNALISMO ›› O paternalismo é o traço cultural que permite a articulação entre a concentração de poder e o personalismo do líder perante os liderados, manifestando-se no patriarcalismo – assumindo o papel de pai e protetor, atendendo às necessidades de seu grupo – e no patrimonialismo – assumindo o papel de líder supremo e absoluto, impondo sua vontade aos membros do grupo. A principal consequência para a administração desse traço cultural brasileiro reflete-se na influência das relações pessoais e de confiança nas nomeações para posições e cargos, em detrimento do mérito individual.

    As demais alternativas estão corretas.