SóProvas


ID
2918551
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A tipologia documental é a prova concreta da existência de uma função e de uma atividade. O instrumento teórico-metodológico que, com seus métodos, permite a identificação dos documentos dentro das funções nas quais foram gerados e, ao mesmo tempo, a representação dessa própria função é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Somente para não confundir entre Gestão de Documento x Diplomática Contemporânea:

     O objetivo da gestão de documentos :

    é um conjunto de tarefas e procedimentos orientados para obter maior eficácia e economia na exploração ou aproveitamento dos documentos. Traduzindo em palavras ainda mais simples, são medidas que se toma para tornar mais fácil o manuseio dos documentos para que na necessidade de uma informação contida no mesmo, seja fácil busca-la e encontrá-la, e isso envolve sua elaboração, fluxo, uso, avaliação, arquivamento em sua fase corrente e intermediária.

    DIPLOMÁTICA CONTEMPORÂNEA E O ESTUDO DA TIPOLOGIA DOCUMENTAL Vazquez (1987) compreende a tipologia documental como um atributo em que o documento, originado a partir de uma atividade administrativa, manifesta-se em uma diagramação (fórmula, forma), um determinado formato (sucessão de dados) e conteúdos diferenciados, que algum servirão de elemento para classifica-lo, descrevê-lo e determina-lo conforme sua respectiva categoria diplomática. Cortés Alonso (1989) define tipologia documental como sendo aquela que foi gerada em razão de uma determinada atividade que depende das funções e atividades dos homens e das instituições, contendo um número e elementos dispostos da informação.

    A Diplomática Clássica, com o recurso de outras áreas do conhecimento humano, tais como a Paleografia, a Sigilografia e a História, buscava o reconhecimento da autenticidade dos documentos, o que foi bastante evidenciado durante o século XVII e XVIII. Ao lado da Arquivística moderna, a Diplomática Contemporânea, durante o período da era digital passa a resgatar noções e preceitos básicos que passarão a auxiliar a autenticidade de documentos digitais. Segundo o CONARQ (2012), o reconhecimento da autenticidade de documentos arquivísticos está relacionado com três aspectos essenciais: o aspecto legal, o diplomático e o histórico