-
O ventilador mecânico que opera no modo de ventilação MANDATÓRIA INTERMITENTE SINCRONIZADA permite que o paciente respire espontaneamente nos intervalos de ciclos controlados pelo equipamento.
VENTILAÇÃO ASSISTIDO CONTROLADA: máquina trabalha e em determinado momento o paciente tem 1 drive e a máquina nesse momento se adequa e libera o volume no momento do paciente.
-
Quando paciente não respira o VM assiste.
-
VENTILADOR MECÂNICO que opera no modo de : VENTILAÇÃO ASSISTIDA CONTROL/ADA :
PERMITE :
Paciente respirar espontaneamente nos intervalos de ciclos CONTROLADOS pelo equipamento .
GABARITO : CERTO .
-
O ventilador mecânico que opera no modo de ventilação assistida controlada permite que o paciente respire espontaneamente nos intervalos de ciclos controlados pelo equipamento. ERRADO, pois essa é a definição da modalidade de ventilação mandatória intermitente, na qual se tem alternância entre ciclos controlados, assistido e espontâneo. Modalidade de ventilação muito utilizada em RN e na pediatria.
Na modalidade ventilatória assistido controlado o paciente apresenta algum drive respiratório. Portanto, o ventilador permite que o paciente dispare o ventilador por sensibilidade (pressão ou fluxo/volume), sendo o mesmo assistido pelo ventilador para concluir o ciclo ventilatório.
-
NAO HA PARTICIPAÇÃO DO PACIENTE, O APARELHO DETERMINA TODAS AS FASES DA VENTILAÇÃO.
-
O modo assistido-controlado permite um mecanismo duplo de disparo fornecendo maior segurança para o paciente, pois o ciclo controlado entra sempre que o paciente não disparar o ciclo assistido. Assim, há um mecanismo deflagrado a tempo que é o do aparelho e um mecanismo deflagrado a pressão que depende do esforço inspiratório do paciente.
Referência:
-
O ventilador mecânico que opera no modo de ventilação assistida-controlada (A/C) tem um mecanismo misto de disparo, existe uma frequência pré-determinada, no qual o ciclo do aparelho dependerá do esforço respiratório do paciente, porém com uma frequência respiratória pré-determinada no aparelho, caso o paciente apresente apneia ou queda importante da frequência respiratória. Portanto o aparelho só entra quando o paciente não atinge os padrões pré-determinados.
Gabarito do Professor: ERRADO
Bibliografia
Araújo DA, et al.
Volume x Pressão. Qual escolher? Rev Med Minas Gerais.
24(Supl 8): 2014.