SóProvas


ID
2919499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à ética profissional, julgue o item que se segue.


Cabe ao enfermeiro recusar cargo vago em decorrência de fatos que envolvam demissão motivada pela necessidade do profissional de cumprir o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e a legislação do exercício profissional.

Alternativas
Comentários
  • Art. 29 Comunicar formalmente, ao Conselho Regional de Enfermagem, fatos que envolvam recusa e/ou demissão de cargo, função ou emprego, motivado pela necessidade do profissional em cumprir o presente Código e a legislação do exercício profissional. deveres

    Art. 65 Aceitar cargo, função ou emprego vago em decorrência de fatos que envolvam recusa ou demissão motivada pela necessidade do profissional em cumprir o presente código e a legislação do exercício profissional; bem como pleitear cargo, função ou emprego ocupado por colega, utilizando­ se de concorrência desleal. deveres

  • CAPÍTULO III – DAS PROIBIÇÕES

    Art. 65 - Aceitar cargo, função ou emprego vago em decorrência de fatos que envolvam recusa ou demissão motivada pela necessidade do profissional em cumprir o presente código e a legislação do exercício profissional; bem como pleitear cargo, função ou emprego ocupado por colega, utilizando-se de concorrência desleal.

    Então, por ser uma das proibições cabe ao enfermeiro RECUSAR. Conclui-se que a afirmativa está CERTA.

  • não sei se sou eu que interpreto de mais ou de menos, pois quando se usa a palavra CABE é sugestivo de que ele tenha essa opção, uma vez que ele não tem. (legalmente falando)