SóProvas


ID
2919727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com referência ao choque séptico, julgue o item que se segue.


Nos pacientes com disfunção miocárdica, é recomendado o uso de noradrenalina em bomba de infusão.

Alternativas
Comentários
  • TRATAMENTO

            O tratamento para o choque séptico ainda tem sido um grande desafio para a medicina a despeito dos muitos avanços e da utilização de novos fármacos.

            Constitui mandatatório a antibioticoterapia precoce, a manutenção da resistência vascular e da volemia e em alguns casos, o suporte inotrópico positivo para a correção do funcionamento cardíaco.

            Beta-bloqueadores têm sido usados freqüentemente para tratar insuficiência cardíaca crônica baseada na premissa que níveis adrenérgicos elevados é prejudicial ao miocárdio.

            Discussões sobre o resultado do tratamento da depressão do miocárdio em pacientes sépticos com a combinação de milrinone e metoprolol e a rápida administração de norepinefrina baseada nas medidas hemodinâmicas, evidenciando-se diminuição das doses de vasopressor e inotrópicos, diminuição da freqüência cardíaca, medidas do débito cardíaco estáveis; lactato, pH, creatinina e proteína C reativa melhoram.

     

    FONTE :  ibrati.org/sei/docs/tese_580.doc

  • Para resolver essa questão é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre choque séptico.

    De acordo com a Diretriz para tratamento da sepse grave/choque séptico – ressuscitação hemodinâmica, a dobutamina é o inotrópico de escolha no paciente séptico com sinais de disfunção miocárdica (nível de evidência A). A terapia inotrópica com dobutamina está indicada quando a meta de SvcO2 > 70% não for alcançada com a expansão volêmica adequada e, eventualmente, transfusão de hemáceas. Se houver hipotensão seu uso deve ser acompanhado de um vasopressor.

    Gabarito do Professor: Errado.