SóProvas


ID
2920066
Banca
FGV
Órgão
OAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Você foi procurada, como advogada, por um pequeno grupo de estudantes negros que cursa o terceiro ano do ensino médio em uma escola particular. Os estudantes relatam que se sentem violados na sua cultura, porque os programas das disciplinas pertinentes não tratam de temas ligados à História da África e da população negra no Brasil. Indagam a você, como advogado(a), se a Escola não teria a obrigação de fazê-lo.

Nesse caso, com base no Estatuto da Igualdade Racial, assinale a opção que apresenta a resposta correta a ser dada aos alunos.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

    Art. 11. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, é obrigatório o estudo da história geral da África e da história da população negra no Brasil, observado o disposto na Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

    § 1 Os conteúdos referentes à história da população negra no Brasil serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, resgatando sua contribuição decisiva para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do País.

    § 2 O órgão competente do Poder Executivo fomentará a formação inicial e continuada de professores e a elaboração de material didático específico para o cumprimento do disposto no caput deste artigo.

    § 3 Nas datas comemorativas de caráter cívico, os órgãos responsáveis pela educação incentivarão a participação de intelectuais e representantes do movimento negro para debater com os estudantes suas vivências relativas ao tema em comemoração.

  • Estatuto da Igualdade Racial - Lei 12.288/2010

  • Quanto às disposições do Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010):

    O art. 11 dispõe que "Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, é obrigatório o estudo da história geral da África e da história da população negra no Brasil, observado o disposto na Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996" (lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional).

    §1º Os conteúdos referentes à história da população negra no Brasil serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, resgatando sua contribuição decisiva para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do País.

    a) INCORRETA. Conforme o art. 11, o estudo da história da África nas escolas é obrigatório.

    b) INCORRETA. O estudo da história geral da África e das populações negras se estende aos estabelecimentos privados.

    c) INCORRETA. A adoção destes conteúdos é obrigatória, não havendo dependência, portanto, de determinação dos Conselhos.

    d) CORRETA. Nos termos do art. 11, "caput" e §1º.

    Gabarito do professor: letra D.
  • Questão de lógica... Pelo enunciado você já imagina a resposta que o cidadão que elaborou a questão queria ouvir

  • LETRA - D - Lei 9.394/1996

    Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. 

  • As questões de direitos humanos são de pura lógica. Qualquer pessoa que tenha bom senso, provavelmente, tem muitas chances de acertar as questões sem nunca ter lido a lei,

  • De acordo com a lei 12.288 de 20 de junho de 2010, Estatuto da Igualdade Racial

     

    a letra D está correta.

     

    Art. 11. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, é obrigatório o estudo da história geral da África e da história da população negra no Brasil, observado o disposto na .

     

    § 1o Os conteúdos referentes à história da população negra no Brasil serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, resgatando sua contribuição decisiva para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do País.

  • Nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio é obrigatório em sua grade possuir matéria com relação a história da África e da população negra no Brasil, conforme o Art. 11 - Lei 12.288/2010

  • bom senso

  • Lembrando que o Congresso Nacional promulgou este ano (Decreto Legislativo 1/21) a Convenção Interamericana Contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância, que passa a ter força de Emenda à Constituição, que também trata da temática da questão.

    Complementado o tema...

    Assim, o Brasil passa a ter 4 tratados internacionais de direitos humanos com status equivalente ao de emenda constitucional, sendo eles:

    1) Convenção da ONU sobre o Direito das Pessoa com Deficiência;

    2) Protocolo adicional à Convenção da ONU sobre o Direito das Pessoa com Deficiência;

    3) Tratado de Marraqueche (tem por objetivo de facilitar o acesso a obras publicadas às pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades para ter acesso ao texto impresso);

    4) Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância.

    Quanto aos demais tratados que o Brasil é signatário, quando tratarem de direitos humanos, possuem força supralegal (acima das leis e abaixo da CF) e quando não tratarem de direitos humanos, possuem força de lei ordinária.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado na prova da OAB.

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 490 mapas mentais para prova da OAB.

    Link: https://go.hotmart.com/W62298174Y

     Estude 10 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões sobre o assunto de cada mapa mental estudado.

    → Em 45 dias você terá estudado os 490 mapas e resolvido aproximadamente de 5000 questões.

    Faça esse procedimento e seu aproveitamento melhorará em até 85%!