SóProvas


ID
292045
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Classifica-se o contrato de trabalho em comum e especial quanto

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Curso de Direito do Trabalho da Profª. Alice Monteiro de Barros, vejamos: 
     
     
    Há uma variedade de critérios de classificação do contrato de trabalho. Eles se classificam, quanto à forma de celebração, em escritos ou verbais; quanto à regulamentação, em comuns e especiais; quanto ao local de prestação de serviços, no estabelecimento do empregador, externamente e no domicílio do empregado; quanto à qualidade do trabalho, em manual, técnico e intelectual; quanto aos sujeitos, em contrato individual e contrato de equipe; quanto ao modo de remuneração, por unidade de tempo, por unidade de obra ou misto;quanto à duração, o contrato poderá ser determinado ou indeterminado. (...) Quanto ao fim ou quanto à índole da atividade em doméstico, rural, urbano, marítimo, industrial e comercial".



    RESPOTA CORRETA: LETRA ´´E``.
  • Alternativa E
     
    Quanto a regulamentação o contrato de trabalho pode ser classificado em comum ou especial. Segundo Sérgio Pinto MartinsContratos comuns envolvem qualquer empregado e é aplicada a CLT. Contratos especiais envolvem algumas peculiaridades que lhes são aplicáveis. Muitas vezes, são regidos por legislação especial ou estão numa parte específica da CLT. Nessa categoria, podemos incluir o contrato de trabalho dos professores que percebem por aula dada e não por hora; dos marítimos, que ficam no interior da embarcação por longo período durante o qual podem ser exigidos serviços por até 24 horas; de menores, que não podem prestar serviços em atividades insalubres ou perigosas.”
  • Alguém poderia fundamentar essa questão?

    Grato.
  • Caro Moisés, não há fundamento. Infelizmente é ler a doutrina e decorar.
    Ressalte-se que eu comungo da sua agústia.
  • Moisés,

    Como os colegas já comentaram, a fundamentação para essa questão é doutrinária. Quanto à regulamentação são divididos em comuns (porque não há uma lei específica regulamentando), os especiais são regulados por lei própria ou menção expressa no texto celetista.

    Reproduzindo comentário anterior:
    Contratos comuns - envolvem qualquer empregado e é aplicada a CLT. 

    Contratos especiais - envolvem algumas peculiaridades que lhes são aplicáveis. Muitas vezes, são regidos por legislação especial ou estão numa parte específica da CLT. 

    Bons estudos!!

  • Critérios de Classificação do contrato de trabalho
    Forma de celebração Escritos
    Verbais
    Regulamentação Comum
    Especial
    Consentimento Expresso
    Tácito
    Local da prestação de serviço No estabelecimento do empregador
    Externamente
    No domicílio do empregado
    Qualidade do trabalho Manual
    Técnico
    Intelectual
    Sujeitos Contrato individual
    Contrato de equipe
    Remuneração Unidade de tempo
    Unidade de obra
    Salário Tarefa
    Duração Determinado
    Indeterminado
    Fim ou índole da atividade Rural
    Doméstico
    Urbano
    Comercial
    Marítimo
    Industrial
    Para ajudar a memorizar, segue tabela com classificação do contrato de trabalho quanto aos critérios citados na resposta do Helder...
  • Blenda, que boas dicas!!!!! abs
  • GABARITO: E

    Questão puramente doutrinária e quem estudou pelo Curso de Direito do Trabalho da Profª. Alice Monteiro de Barros não teve problemas. Veja só:

    “Há uma variedade de critérios de classificação do contrato de trabalho. Eles se classificam, quanto à forma de celebração, em escritos ou verbais; quanto à regulamentação, em comuns e especiais; quanto ao local de prestação de serviços, no estabelecimento do empregador, externamente e no domicílio do empregado; quanto à qualidade do trabalho, em manual, técnico e intelectual; quanto aos sujeitos, em contrato individual e contrato de equipe; quanto ao modo de remuneração, por unidade de tempo, por unidade de obra ou misto; quanto à duração, o contrato poderá ser determinado ou indeterminado. (...) Quanto ao fim ou quanto à índole da atividade em doméstico, rural, urbano, marítimo, industrial e comercial.1”

    Dependendo de algum conhecimento anterior, e principalmente da atenção e do fato de “ser antenado” com as informações relativas a concursos, era possível acertar esta questão mesmo sem conhecer a doutrina específica.

    Veja bem, alguns concursos cobram os chamados “contratos especiais de trabalho”. Estuda-se, também, que o limite máximo de duração dos contratos por prazo determinado é de dois anos (art. 445, caput, da CLT), salvo em relação aos contratos especiais de trabalho, cujo limite é fixado pelo estatuto próprio (contrato do atleta profissional, por exemplo). Que contratos especiais são estes? Aqueles regidos por lei própria, como o do doméstico, o do rurícola, o do atleta profissional, entre outros.


    Logo, o que diferencia o contrato comum do especial é exatamente a existência, em relação a este último, de estatuto (regulamentação) próprio.
  • Gabarito E   

    É uma classificação que diferencia os contratos de trabalho a depender se a categoria de trabalho tem ou não uma regulamentação específica.Exemplo de contrato de trabalho Especial : Trabalho Rural (Lei 5889)

  • Haja classificação quanto aos contratos de trabalho!!! aff... 

    Só uma observação contraditória(eu diria...): enquanto a CF diz em seu art 7º, inc XXXII - proibição de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos.

    ...a doutrina classifica a quanto a qualidade,  esses mesmos trabalhos... ou seja o trabalho intelectual teria mais qualidade ao técnico e assim por diante??!! O termo complexidade cairia melhor para esta classificação...

    Minha mera opinião.


  • Quanto à qualidade seria o que?

  • BIZU:


    Classificação-------> Regulamentação------> Tá relacionado à lei que regula-----> Exemplo típico eh o caso do TRABALHADOR RURAL, pois eh regido pela LEI 5889.... outro exemplo fdp eh o do TRABALHADOR PORTUARIO, que tem sua respectiva lei...

  • quanto a qualidade seria: intelectual, técnico e manual (qualificações)

  • O contrato de trabalho pode ser celebrado entre as partes para execução de labor ordinário/comum, bem como para situações especiais/excepcionais, que possuem tratamento legal especificado. A exemplo de contrato especial, vide o contrato entre empregador e trabalhador em regime offshore (lei 5.811/72), menor aprendiz (artigos 428 e seguintes da CLT) ou do estagiário (lei 11.788/08), ou seja, possuem regulamentação especial e diferenciada para o regime ordinário de trabalho.
    Assim, RESPOSTA: E.
  • Consentimento: tácio ou expresso

    Regulamentação: Comum e especial

    Qualidade: manual, técnico ou intelectual

    Forma (solenidade): escrito ou verbal

    Duração: determinado ou indeterminado

  • LETRA E

     

     

    Segundo Ricardo Rezende (Direito do Trabalho Esquematizado) a relação de trabalho classifica-se, sob o ponto de vista do:


     

    Consentimento: tácito ou expresso

    Sujeitos: individual ou plúrimo (de equipe)

    Duração: prazo indeterminado ou determinado

    Forma de celebração: escrito ou verbal

    Regulamentação: comum ou especial

    local da prestação dos serviços: no estabelecimento do empregador, externamente (teletrabalho, p ex) ou no domicílio do empregado

    Qualidade do trabalho: manual, técnico ou intelectual

    Modo de remuneração: unidade de tempo, unidade de obra ou misto

    Fim ou índole da atividade: doméstico, rural, urbano, marítimo, industrial ou comercial

  • Em 12/11/2016, às 13:32:19, você respondeu a opção E.Certa!

    Em 20/10/2016, às 10:15:47, você respondeu a opção C.

     

    JÁ PENSOU SE EU TIVESSE DESISTIDO DE ESTUDAR, SE EU NÃO TIVESSE ANOTADO O MEU ERRO. EU TERIA ERRADO NOVAMENTE, CONTUDO O BIZUUUUUUUUUUUUUUUU É: SUAR NO TREINO PARA NÃO SANGRAR NA BATALHAAAAAAAAAAAAA

    MARES  CALMOS NÃO FAZEM BONS MARINHEIROS.

     

    PRA CIMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, CAVEIRAS!

  • Letra E.

     

    A classificação dos contratos de trabalho em grupos diferenciados não é dos melhores assuntos para questões de prova,

    pois cada autor possui suas classificações, que geralmente são distintas dos demais.

    Nesta questão a banca utilizou classificação que distingue os contratos a depender da categoria obreira ter ou não regulamentação

    específica.

     

    Este posicionamento pode ser visto na ementa de Direito do Trabalho do edital do concurso de AFT 2009/2010 (da banca ESAF),

    cujo excerto segue abaixo:

    “(...) Contratos Especiais de Trabalho: Trabalho Rural (Lei n.º 5.88 9, de 08/06/73 e Decreto n.º 73 .626 de 12/02/74); Trabalho

    Temporário (Lei n.º 6.019 , de 03/01/74 e Decreto n.º 7 3.841, de 13/03/74); Trabalho Portuário (Lei 9 .719, de 27/11/98)”.

     

     

    Prof. Mário Pinheiro

  • Comum= quando for regido pelas normas genericas da legislacao trabalhista. 

     

    Especiais= quando n'ao se aplicarem as regras comuns e quando houver regim proprio que disciplina determinado tipo de atividade ou condicao especial. Ex contratto de empregado domestico ou de aprendizagem. 

  • o contrato temporário, o domético entram na relação dos CONTRATOS ESPECIAIS? 

  • O contrato de trabalho pode ser celebrado entre as partes para execução de labor ordinário/comum, bem como para situações especiais/excepcionais, que possuem tratamento legal especificado. A exemplo de contrato especial, vide o contrato entre empregador e trabalhador em regime offshore (lei 5.811/72), menor aprendiz (artigos 428 e seguintes da CLT) ou do estagiário (lei 11.788/08), ou seja, possuem regulamentação especial e diferenciada para o regime ordinário de trabalho.
    Assim, RESPOSTA: E.