SóProvas


ID
2920777
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O relatório “A Saúde no Brasil e na América Latina” do Programa de Estudos do Futuro da Fundação Instituto de Administração da USP, de maio de 2008, mostra a ocorrência do esperado envelhecimento da população do Brasil em razão da menor taxa de crescimento da população e do aumento da longevidade. Entre os países analisados no relatório, Brasil e Venezuela são aqueles em que se projeta o maior aumento relativo das populações acima de 65 anos.


Um hospital estadual fez as seguintes avaliações do cenário externo a serem compatibilizadas pelo ambiente interno:


1. As descobertas de novas doenças e o agravamento de outras tantas, que dão impulso à inovação tecnológica e terapêutica, caracterizam-se como uma Ameaça para o Hospital, pois essas novas tecnologias normalmente são de domínio exclusivo de poucas empresas;

2. A combinação de uma população crescente e cada vez mais idosa com a descoberta de novos tratamentos e fármacos constitui um Ponto Fraco, pois leva à previsão da necessidade de maiores investimentos futuros;

3. A falta de estrutura interna para atender à crescente população idosa no Hospital é uma Ameaça, pois pode dar margem ao surgimento de uma “judicialização” do atendimento no Hospital;

4. A busca de novas possibilidades de tratamento e de parcerias externas é reforçada pela utilização de novas tecnologias pelos processos do Hospital, o que é considerado um Ponto Forte, pois possibilita a aplicação de novos procedimentos médicos.


Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha bem lixo. Falta de estrutura interna é FRAQUEZA, não AMEAÇA, evidentemente. Já a descoberta de novos tratamentos e fármacos pode ser encarada como uma OPORTUNIDADE de inserção do hospital em novas frentes.

  • Nem perdei tempo... O examinador deve ser formado em saúde, pois administração ele passou bem longe...

  • GAB: C

    1. As descobertas de novas doenças e o agravamento de outras tantas... (AMBIENTE EXTERNO) = Ameaça (CERTO)

    2. A combinação de uma população crescente e cada vez mais idosa com a descoberta de novos tratamentos e fármacos constitui (AMBIENTE EXTERNO) constitui um Ponto Fraco, pois leva à previsão da necessidade de maiores investimentos futuros; (FALSO)

    O Ponto Fraco tem relação com o AMBIENTE INTERNO da empresa.

    3. A falta de estrutura interna para atender à crescente população idosa no Hospital é uma Ameaça, pois pode dar margem ao surgimento de uma “judicialização” do atendimento no Hospital; (FALSO)

    Falta de estrutura interna é um Ponto Fraco (Análise Interna)

    4. A busca de novas possibilidades de tratamento e de parcerias externas é reforçada pela utilização de novas tecnologias pelos processos do Hospital, o que é considerado um Ponto Forte, pois possibilita a aplicação de novos procedimentos médicos. (CERTO)

    Busca de novas tecnologias utilizadas pelos processos DO HOSPITAL (Interno) = Ponto Forte

  • Questão mal formulada.

    As descobertas de novas doenças e o agravamento de outras tantas = AMEAÇAS

    [...] novas tecnologias normalmente são de domínio exclusivo de poucas empresas = PONTO FRACO

    Como é possível justificar uma ameaça externa (não controlável) com um ponto fraco (controlável)?

  • Misturou foi tudo aí...

  • O item 1 fala primeiro de um impulso tecnológico e isso é uma OPORTUNIDADE.

    Aí só depois fala de algo que pode ser considerada uma AMEAÇA "novas tecnologias normalmente são de domínio exclusivo de poucas empresas".

    Qual a objetividade disso?

  • RESPOSTA LETRA C

    1. CORRETA

    2. A combinação de uma população crescente e cada vez mais idosa com a descoberta de novos tratamentos e fármacos constitui um AMEAÇA, pois leva à previsão da necessidade de maiores investimentos futuros;

    3. A falta de estrutura interna para atender à crescente população idosa no Hospital é um PONTO FRACO, pois pode dar margem ao surgimento de uma “judicialização” do atendimento no Hospital;

    4. CORRETA

  • Bom, essa é banca é um lixo, então já não fico surpreso com esse tipo de questão

    Como uma ameaça pode ser ao mesmo tempo uma ponto forte? É contraditório!

    Primeiro ela diz que novas tecnologias para tratamentos é uma AMEAÇA (1)

    Depois diz que "A busca de novas possibilidades de tratamento e de parcerias externas é reforçada pela utilização de novas tecnologias pelos processos do Hospital" é um PONTO FORTE.

    Ou a primeira teria que ser uma OPORTUNIDADE, ou a quarta um PONTO FRACO.