SóProvas


ID
2921089
Banca
FEMPERJ
Órgão
TCE-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Cláudio Soares trabalha na área de gestão de pessoas de uma organização de médio porte e recebeu a incumbência de elaborar um projeto de educação corporativa para a sua organização. Ele se preocupou em contemplar em seu projeto os sete princípios de sucesso para a implantação bem-sucedida de sistemas de educação corporativa, definidos por Mansa Éboli, a saber: Competitividade, Perpetuidade, Conectividade, Disponibilidade, Cidadania, Parceria e Sustentabilidade. Sabendo que elencar os princípios apenas não era suficiente, Cláudio Soares elaborou uma lista de práticas para cada um deles. Se Cláudio tiver feito a associação correta, ele terá associado ao princípio da Conectividade as seguintes práticas:

Alternativas
Comentários
  • ......................................Educação corporativa baseado no e-learning.......................................................

    1. Competitividade: Obter o comprometimento e o envolvimento da alta cúpula com os sistemas de educação; Alinhar as estratégias, diretrizes e práticas de gestão de pessoas às estratégias do negócio; Implantar um modelo de gestão de pessoas por competências; Conceber ações e programas de educacionais alinhados às estratégias do negócio.

    2. Perpetuidade: Ser veículo de disseminação da cultura empresarial; Responsabilizar líderes e gestores pelo processo de aprendizagem.

    3.Conectividade: Adotar e implementar a educação “inclusiva”, contemplando o público interno e o externo; Implantar modelo de gestão do conhecimento que estimule o compartilhamento de conhecimentos organizacionais e a troca de experiências; Integrar sistema de educação com o modelo de gestão do conhecimento; Criar mecanismos de gestão que favoreçam a construção social do conhecimento

    4.Disponibilidade: Utilizar de forma intensiva tecnologia aplicada à educação; Implantar projetos virtuais de educação (aprendizagem mediada por tecnologia); Implantar múltiplas formas e processos de aprendizagem que favoreçam a “aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar”

    5.Cidadania:Obter sinergia entre programas educacionais e projetos sociais;Comprometer-se com a cidadania empresarial,estimulando a formação de atores sociais dentro e fora da organização e a construção social do conhecimento organizacional.

    6.Parceria: Parcerias internas: responsabilizar líderes e gestores pelo processo de aprendizagem de suas equipes, estimulando a participação nos programas educacionais e criando um ambiente de trabalho propício à aprendizagem; Parcerias externas: estabelecer parcerias estratégicas com instituições de ensino superior.

    7.Sustentabilidade: Tornar-se um centro de agregação de resultados para o negócio; Implantar sistema métrico para avaliar os resultados obtidos, considerando-se os objetivos do negócio; Criar mecanismos que favoreçam a auto-sustentabilidade financeira do sistema.

    GABARITO -D

    FONTE;- Os sete princípios de sucesso em educação corporativa e práticas associadas Fonte: Eboli, 2004, p.60

    Bons estudos. \o/