SóProvas


ID
292174
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei no 8.112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, sobre a prescrição quanto ao direito de petição, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Correta. Pela redação do art. 112:  "A prescrição é de ordem pública, não podendo ser relevada pela administração".

    b) Errada. Pela redação do art. 111:  "O pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição".

    c) Errada. Pela redação do art. 110, I:  O direito de requerer prescreve: I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho;"

    d) Errada. Pela redação do mesmo artigo e inciso anteriormente mencionados.

    e) Errada. Pela redação do art. 110, parágrado único: "O prazo de prescrição será contado da data da publicação do ato impugnado ou da data da ciência pelo interessado, quando o ato não for publicado." Isto é, se o ato foi publicado, a prescrição contará da data de publicação em diário oficial.
  •  Art. 112.  A prescrição é de ordem pública, não podendo ser relevada pela administração.
  • Analisando cada item temos:
    Letra A - correta, conforme art. 112 da Lei 8112/90, a prescrição é de ordem pública, não podendo ser relevada pela administração.
    Letra B - errada, pois o pedido de reconsideração e o recurso, quando cabíveis, interrompem a prescrição, conforme art. 111 da Lei 8112/90
    Letra C - errada, o direito de requerer prescreve em 05 anos quando ao ato de cassação de aposentadoria, conforme art. 110, inciso I da Lei 8112/90
    Letra D - errada, o direito de requerer prescreve em 05 anos quanto aos atos que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho, conforme art. 110, inciso I da Lei 8112/90
    Letra E - errada, o prazo de prescrição será contado da data da publicação do ato impugnado ou da data da ciência do interessado, quando o ato for publicado, parágrafo único do art. 110 da Lei 8112/90
    Bons Estudos!
  • Alguém pode explicar esse Art. 112.  A prescrição é de ordem pública, não podendo ser relevada pela administração.

    o que quer dizer ?
    Grato
  • A prescrição está embasada pelo interesse privado e pelo interesse público. Nas fontes romanas, a prescrição foi inspirada sobre três fundamentos: 1. necessidade de moldar as relações jurídicas incertas com o objetivo de evitar as controvérsias; 2. Impor uma espécie de castigo à negligência; 3. Proteger o interesse público. Do que se conclui que a fixação de um período prescricional para o manejo da ação, face a um direito inadimplido, tem por objetivo proteger e alertar o credor que o direito de ação lhe será garantido por prazo razoável fixado em lei. Vencido esse prazo, será considerado credor relapso (ou negligente), não mais  se lhe garantindo o Estado o direito do manejo da ação. Isso porque o Estado tem a dúplice função de proteger o patrimônio privado e o interesse público. Quando em jogo ambos, deverá prevalecer o interesse público.  Se alguém tiver de perder, esse alguém será o elemento privado que não determinará maiores conseqüências em termos de equilíbrio social. 
  • Esse mapa mental me ajudou batante.
    Se por acaso a imagem não estiver aparecendo, acessem direto o link abaixo:
    http://imageshack.us/photo/my-images/843/12861206.jpg


    [URL=http://imageshack.us/photo/my-images/843/12861206.jpg/][IMG]http://img843.imageshack.us/img843/3244/12861206.jpg[/IMG][/URL]

  • Ainda não ficou muito claro pra mim o art. 112, se mais alguém puder comentar...
    "a prescrição não pode ser relevada pela Administração."


    BONS ESTUDOS!
  • Lourdson, esse relevar é no sentindo que a administração não pode "perdoar", "excetuar", "escusar" a prescrição, pois ela é uma matéria de ordem pública.. logo, se ocorreu prescrição, não há nada que se possa fazer a respeito, só resta sentar e chorar.

    Os colegas me corrijam se eu estiver equivocado em algo e me perdoem pela atecnia ao explicar a questão.
  • "a prescrição não pode ser relevada pela Administração." = NÃO pode deixar passar batido. Tem que reconhecer a prescrição.

  • é o caso de respeito ao principio da indisponibiidade do intersse publico

  • Na verdade recurso nao interrompe a prescricao, mas antes disto suspende. Tornando a resposta B correta.

  • COMO ASSIM NÃO PODE SER REVELADA?

    Não entendi o texto legal, não conseguir interpretá-lo.

    ALGUÉM?????????