SóProvas


ID
2922019
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a assertiva que desrespeita entendimento sumulado do Supremo Tribunal Federal.

Alternativas
Comentários
  • GAB. B

    Súmula Vinculante nº 13: A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.

  • Gabarito: B.

    a) Súmula Vinculante 5: A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.

    b) É a súmula vinculante 13, que a colega já transcreveu. Pra decorar o grau de parentesco, algum colega ensinou isto por aqui, vai que ajuda: Súmula vinculante n.13 - veda o nepoTismo - até Terceiro grau (3º) 

    C) Súmula 346 do STF: A Administração Pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos.

    D) Súmula 473 do STF: A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

    E) Súmula Vinculante 21: É inconstitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo..

  • CORRETA, B

    A famosa Súmula Vinculante de nº 13 veda a chamada "pratica de nepotismo":

    O nepotismo ocorre, por exemplo, quando um agente público é promovido por ter relações de parentesco com aquele que o promove, havendo pessoas mais qualificadas e mais merecedoras da promoção.

    Destaque-se que não há problemas se o parente for concursado, ou seja, veda-se apenas a contratação direta.

    Também se proíbe o "nepotismo cruzado", isto é, a troca de parentes entre agentes públicos para que tais parentes sejam contratados diretamente, sem concurso. O STF, na Medida Cautelar em sede de ADC (Ação Direta de Constitucionalidade) 12, firmou-se no sentido de que o nepotismo denota ofensa aos princípios da impessoalidade, moralidade, eficiência e isonomia.

  • B) 3º grau.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Entendo que o gabarito seja esse mesmo, mas a banca é dessas que não estimulam o raciocínio, só a título de observação. Se não pode parente de terceiro grau, tampouco pode o de segundo grau, como também não pode parente de primeiro grau. A questão pede entendimento que afronta súmula, esse não afrontaria, pelo contrário a nomeação de parente de segundo grau ofende a constituição.
  • Súmula vinculante 13: 3 grau

  • Até o 3 grau!
  • acredite no que você estudou ! questão dada.

  • porque não é o item A? súmula vinculante n° 5, STF???

  • Concordo com o André Ricardo, se não pode o de terceiro grau, tampouco pode o de segundo grau...

  • A questão trata de súmulas do STF a respeito de matérias constitucionais. Deve ser marcada a alternativa que não está de acordo com uma dessas súmulas.

    a) CORRETA. Súmula vinculante 5.

    b) INCORRETA. Súmula Vinculante 13. Trata sobre nepotismo. É proibida a nomeação de parente até o terceiro grau.
    A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal. 

    c) CORRETA. Súmula 346.

    d) CORRETA. Súmula 473.

    e) CORRETA. Súmula vinculante 21

    Gabarito do professor: letra B

  • GABARITO: B

    a) CERTO: Súmula Vinculante 5: A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.

    b) ERRADO: Súmula Vinculante 13: A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.

    c) CERTO: Súmula 346 do STF: A Administração Pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos.

    d) CERTO: Súmula 473 do STF: A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

    e) CERTO: Súmula Vinculante 21: É inconstitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo.

  • nepoTismo - Terceiro grau.

  • Errei por conhecer o teor e fazer leitura dinâmica, jogo de palavras que despreza o conhecimento do candidato. Poderiam formular uma questão melhor, mas devem ter pensado "ah, só muda essa palavra aqui e manda"

  • Você estuda com o Anki? Já pensou em estudar todas as súmulas do STF e do STJ em questões? Então, confira o nosso material em https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2055780732-baralho-anki-sumulas-do-stf-e-do-stj-em-questoes-_JM#position=1&search_layout=stack&type=item&tracking_id=230d03db-9fc7-4d5a-85ba-f80ae9448bb9