A questão quer saber a qual transtorno mental relacionado ao trabalho o enunciado se refere.
De acordo com o Manual do Procedimentos do Ministério da Saúde (2001), são transtornos relacionados ao trabalho:
- Demência em outras Doenças Específicas Classificadas em outros locais
- Delirium, Não-Sobreposto à Demência, como descrita
- Transtorno Cognitivo Leve
- Transtorno Orgânico de Personalidade
- Transtorno Mental Orgânico ou Sintomático Não-Especificado
- Alcoolismo Crônico Relacionado ao Trabalho
- Episódios Depressivos
- Estado de Estresse Pós-Traumático
- Neurastenia (Inclui Síndrome de Fadiga)
- Outros Transtornos Neuróticos Especificados (Inclui Neurose Profissional)
- Transtorno do Ciclo Vigília-Sono devido a Fatores Não-Orgânicos
- Sensação de Estar Acabado (Síndrome de Burn-out ou Síndrome do Esgotamento Profissional).
Agora, vamos analisar a situação descrita no enunciado da questão:
Profissional da segurança pública passou a apresentar sintomas de forma tardia após presenciar um evento excepcional e traumático.
Os sintomas posteriores a esse evento traumático caracteriza um estado de estresse pós-traumático.
Agora vamos descrever cada uma das alternativas:
A- INCORRETA. Neurastenia ou síndrome da fadiga refere-se ao cansaço considerado "constante, acumulada ao longo de meses ou anos em situações de trabalho em que não há oportunidade de se obter descanso necessário e suficiente. A fadiga é referida pelo paciente como sendo constante, como acordar cansado, simultaneamente física e mentalmente, caracterizando uma fadiga geral." (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2001)
B e C - INCORRETA. Transtorno de conduta e afetivo bipolar não estão relacionados na obra do MS como transtornos relacionados ao trabalho, sobretudo, em relação à reação a eventos traumáticos.
D- INCORRETA. . De acordo com o Manual de Procedimentos do MS: "Os episódios depressivos caracterizam-se por humor triste, perda do interesse e prazer nas atividades cotidianas, sendo comum uma sensação de fadiga aumentada. O paciente pode se queixar de dificuldade de concentração, pode apresentar baixa autoestima e autoconfiança, desesperança, ideias de culpa e inutilidade; visões desoladas e pessimistas do futuro, ideias ou atos suicidas"
E- CORRETA. O Estresse Pós-Traumático refere-se a uma reação posterior ou tardia a uma situação ou a um evento excepcional, ameaçador e estressante.
De acordo com o Manual do MS (2001) "E, reconhecidamente, causaria extrema angústia em qualquer pessoa. São exemplos: os desastres naturais ou produzidos pelo homem, acidentes graves, testemunho de morte violenta ou ser vítima de tortura, estupro, terrorismo ou qualquer outro crime. O paciente experimentou, testemunhou ou foi confrontado com um evento ou eventos que implicaram morte ou ameaça de morte, lesão grave ou ameaça da integridade física a si ou a outros". Perceba que esse último exemplo se encaixa perfeitamente à situação descrita no enunciado da questão.
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.
GABARITO DA MONITORA: LETRA E