SóProvas


ID
2923096
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de São João do Araguaia - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos


Humanos provocarão a extinção dos primatas em 50 anos, alertam cientistas.


A ameaça de extinção dos primatas levou pesquisadores de diversas instituições a se unirem para pedir mudanças sociais antes que as espécies mais próximas do ser humano desapareçam.

Trinta e um cientistas assinaram um artigo publicado pela revista Science Advances em que afirmam que o contínuo desmatamento colocou em risco a maioria das espécies de primatas em todo o mundo.

Atualmente, são conhecidas 504 espécies de primatas, que incluem macacos, orangotangos e gorilas. Cerca de 60% dessas espécies estão ameaçadas de extinção e 75% tem populações em declínio. 

Para avaliar o papel das ameaças humanas à sobrevivência dos primatas, os pesquisadores combinaram dados da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) com dados da base de dados das Nações Unidas. Com isso, eles estabeleceram previsões e tendências de desenvolvimento para os próximos 50 anos.

De acordo com os pesquisadores, a principal ameaça global para os habitats de primatas é a expansão da agricultura, seguida pela exploração madeireira e de pecuária. A caça também é considerada um perigo direto. 

O estudo concluiu que restam apenas alguns milhares de indivíduos em várias espécies de lêmures e macacos.

Os pesquisadores apontam também que restam menos de 30 exemplares do gibão de Hainan, espécie originária da China, enquanto o orangotango de Sumatra está em risco extremo de extinção após ter perdido 60% de seu habitat entre 1985 e 2007.

O artigo também ressalta que ameaças emergentes, como a poluição e as mudanças climáticas, podem acelerar a taxa de extinção. De acordo com o estudo, estas ameaças devem resultar na extinção global de cerca de 75% das espécies de primatas nos próximos 25 e 50 anos.

Os cientistas pedem que medidas globais sejam tomadas com urgência para proteger os primatas em risco e ressalta o risco especial em países como Brasil, Indonésia, República Democrática do Congo e Madagascar, que abrigam a maior parte das espécies de primatas.

O artigo, assinado por pesquisadores dos Estados Unidos, Europa, Ásia, América Latina e África, convida governantes, ONGS e a sociedade a promover iniciativas sustentáveis que garantam a continuação da espécie. A pesquisa também enfatiza a necessidade de melhorar a condição humana nas regiões mais pobres. 

Para os cientistas, a extinção dos irmãos primatas é um sinal de alerta de que a condição de vida humana deve se deteriorar dramaticamente.

Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/01/19/humanos-provocarao-a-extincao-dos-primatas-em-50-anos.htm? (Adaptado)



Quanto à concordância verbal em “Cerca de 60% dessas espécies estão ameaçadas de extinção e 75% tem populações em declínio”, percebe-se que:

Alternativas
Comentários
  • Tem = singular

    Têm = plural

  • Tem = singular

    Têm = plural

    "75% tem"(que está no singular) não está concordando com "espécies" (que está no plural)

    Resposta B

  • Sei...Mas o correto seria o uso do "têm"!? A formulação da frase está alinhada com a norma culta? O correto não seria "Cerca de 60% dessas espécies estão ameaçadas de extinção e 75% (dessas espécies) têm populações em declínio".?

  • a) E. Os verbos estão concordando com o núcleo do adjunto. Ex: Cerca de ... estão ameaçadas [que estão ameaçadas? As espécies. O verbo concorda com esse termo].

    b) C. O verbo ter tem acento diferencial para singular e plural. Quando está no singular, não há acento. Quando está no plural, há acento circunflexo.

    Ex: Ele tem que treinar futebol [singular]. Eles têm que treinar futebol [plural]. Note a oração tem um percentual 75% que indica plural, logo o verbo 'tem' deveria ter acento circunflexo.

    c) E. O verbo deveria estar no plural. Note observação na alternativa b.

    d) E. A preposição 'de' trava de flexão para o plural

  • Acento diferencial.

  • O verbo ter em sua forma singular (tem) está concordando com "Cerca de" e não com este (75%) como se afirma a questão:

    C) O verbo que segue o número expresso na segunda porcentagem não está concordando com este.

  • É verdade que o "TEM" pode combinar tanto com "Cerca de" quanto 75%? Se concordasse com 75% seria TÊM ou TEM? "TÊM" para concordar com 75 e "TEM" para concordar com %? Fiquei confusa! Alguém ajudaê.

    =D

  • Tem = singular

    Têm = plural

  • Gabarito = B.

    Tem = singular;

    Têm = plural.

    Acento diferencial.

  • Barbara Hollanda

    Cerca de, perto de... O verbo concordará sempre com o numeral.

  • Ainda bem que eu leio todas as alternativas antes de marcar... Eu nem tinha notado a falta do "chapeuzinho" no "Tem" no enunciado. Foi a letra C que me lembrou de voltar pra ver